O SEMESP realizou no último dia 6 de dezembro, no Auditório Prof. Antônio Eufrásio de Toledo, na sede da entidade, uma reunião de trabalho com o objetivo de orientar as Instituições de Ensino quanto ao processo de Adesão ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Estiveram presentes à reunião mais de 150 representantes de IES da capital e de outras localidades do Estado de São Paulo.

O evento contou com a participação do  Prof. Dr. Antonio Leonel Cunha, Coordenador-Geral de Relações Estudantis (CRGE) do Ministério da Educação, bem como de sua equipe técnica. Representando o SEMESP, estiveram presentes o Prof. Dr. Érico Rodrigues Bacelar, Vice-Presidente do SEMESP, e José Roberto Covac, consultor jurídico do sindicato. Durante o encontro, foram debatidos diversos pontos do ProUni, desde a promulgação da lei, que, segundo Bacelar, no início gerou dúvidas e descontentamento de candidatos, até os controversos critérios de seleção para o Programa.
 
Bacelar questionou o coordenador do MEC a respeito da dificuldade em se comprovar a veracidade da renda declarada do candidato. Segundo o  Dr. Antonio Leonel Cunha, o Ministério da Educação está trabalhando junto aos coordenadores das IES para o aperfeiçoamento dessa questão e estudando a possibilidade de dar-lhes mais autonomia para a tomada de decisões. Na última parte do evento, os técnicos do MEC orientaram os mantenedores e coordenadores presentes quanto ao procedimento de cadastramento de instituições e candidatos no site do ProUni.