As normas para a implementação do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos que será desenvolvido por meio de convênio entre o SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo e a Secretaria de Estado da Educação foram divulgadas no dia 04 de abril durante reunião na sede da Secretaria, pela profa. Huguette Teodoro da Silva Faria, coordenadora do projeto. “Admitir que não se sabe ler e escrever na nossa sociedade é de uma coragem infinita. Por meio da música, teatro, artesanato e outras atividades, poderemos enriquecer nosso projeto. Os maiores beneficiados seremos nós e não os que vão aprender”, complementou.
          Referindo-se à necessidade de baixar os índices de analfabetismo entre jovens e adultos no Estado, o presidente do SEMESP, Prof. Gabriel Mário Rodrigues, disse confiar no sucesso do projeto que surgiu de uma iniciativa proposta pela entidade e encampada pelo governo estadual. A participação das instituições do ensino superior particular em projetos de responsabilidade social foi lembrada como uma garantia de que “junto com a Secretaria Estadual da Educação, podemos resolver o problema do analfabetismo entre jovens e adultos que se apresenta com números agressivos; o ensino superior particular do Estado de São Paulo tem todo o interesse em participar desta integração”. Setenta e duas instituições de ensino superior já aderiram ao projeto, cujo objetivo é atingir todo o Estado, oferecendo oportunidade de alfabetização a pessoas com idade acima dos 15 anos.
          A iniciativa do SEMESP foi elogiada pelo reitor do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Prof. Euler Pereira Bahia, que desenvolve em sua instituição um piloto desse projeto que vem apresentando resultados positivos. “Estou convencido de que há um espaço para cooperação e promoção integrada, valendo-se de mecanismos da própria legislação que ampara o programa de formação de pedagogos”, disse Euler.
          O encontro, presidido pelo secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, teve a participação do presidente do SEMESP, Prof. Gabriel Mário Rodrigues, do Vice-Presidente responsável pelos centros universitários do Estado, Prof. Antonio Carbonari Netto, do reitor do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Prof. Euler Pereira Bahia, da Profa. Sônia Maria Silva, coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo e de aproximadamente duzentos representantes de instituições paulistas do ensino superior particular.
          Segundo o Censo realizado pelo IBGE em 2002, os índices de analfabetismo no Estado de São Paulo apontaram que 6,6% das pessoas com mais de 15 anos são analfabetas, o que totaliza 1.800.000 pessoas. No Brasil, o índice de analfabetismo é de 13%, o que totaliza 16.294.889 pessoas. São Paulo é o 3º menor índice de analfabetismo do País, junto com o Rio de Janeiro, perdendo para o Distrito Federal e Santa Catarina respectivamente.
04.04.03