Apoiar alunos em dificuldade das instituições particulares de ensino superior e reduzir os níveis de inadimplência são as principais metas do CEBRADE.  

 O Programa de Amparo Educativo Temporário, pelo qual o CEBRADE -Centro Brasileiro de Desenvolvimento do Ensino Superior vai implementar suas atividades a partir de hoje (13), prevê a concessão de aproximadamente dez mil bolsas de estudo a partir do próximo ano, segundo informação do presidente do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, prof. Gabriel Mário Rodrigues. 
          Lançado oficialmente ontem (12) pelo SEMESP, a nova entidade surge com o objetivo de estabelecer as bases para a concessão de benefícios na forma de bolsas de estudo a alunos em dificuldades das instituições particulares de ensino superior e oferecer às próprias instituições mecanismos para reduzir os índices de inadimplência e suprir suas necessidades em diversos setores da área acadêmica. Antes mesmo do lançamento, 40 das 327 instituições filiadas ao SEMESP já haviam formalizado sua adesão ao CEBRADE.
          A solenidade, realizada na sede do SEMESP, foi presidida pelo Prof. Gabriel Mário Rodrigues, teve como conferencista o Prof. Arthur Roquete de Macedo, membro do Conselho Nacional de Educação e registrou a presença dos representantes das mantenedoras de instituições particulares de ensino superior e personalidades do setor educacional.
Segundo o Diretor Executivo do CEBRADE, economista Marcos Pires Valdívia, a nova entidade é resultado de estudos e pesquisas voltados às necessidades das instituições e às dificuldades dos alunos. O gerenciamento da concessão de bolsas de estudo e de um sistema de colocação de estagiários consta dos estatutos como atividades voltadas diretamente ao aluno.
          Para as instituições particulares de ensino superior, o leque de atividades abrange programas de treinamento para capacitação de docentes e auxiliares de ensino, bolsas para incentivar a pesquisa científica, criação de um programa de avaliação e acreditação das escolas, prestação de serviços técnicos e administrativos, a criação de um instrumento aglutinador para concentração dos esforços do exercício da responsabilidade social e a prospecção de fontes de financiamento no mercado nacional e internacional.
          O CEBRADE abre espaço, também, para a filiação de entidades não educacionais e atuará de forma mais intensiva na área do crédito educativo, não se caracterizando como entidade financeira, pois não objetiva lucro. Marcos Valdívia destaca que as bolsas de estudos objetivam a conclusão do curso pelo aluno, podendo ser concedida também para qualquer período letivo.
           Para a operacionalização do programa, será necessária a assinatura de um convênio entre a instituição de ensino e o CEBRADE, cabendo à primeira selecionar o aluno participante do Amparo Educativo Temporário, com base em critério livre e exclusivo. Ao CEBRADE caberá a análise da viabilidade econômico-financeira do aluno e de fiador/avalista, com base nos dados por eles fornecidos, para garantia do reembolso futuro. O CEBRADE faz o gerenciamento desse sistema, tomando as cautelas necessárias para o ressarcimento futuro. Após a graduação do aluno, e com um ano de carência, será iniciado o processo de reembolso por um prazo igual ao número de meses que o aluno usufruiu e com parcelas no valor atualizado do curso vigente na instituição, sem a incidência de juros. “Será como se o aluno estivesse cursando no futuro”, informa o presidente do SEMESP. A nova entidade atuará, inicialmente, no Estado de São Paulo mas, a médio prazo, deverá expandir-se para outros estados do País.
           Poderão filiar-se ao CEBRADE todas as instituições de ensino superior e outras não educacionais. A taxa de adesão para as universidades pode ser facilitada em até seis parcelas mensais; os centros universitários terão prazo de até nove meses; e as faculdades integradas e as isoladas, de até um ano. Para possibilitar o início das atividades, o SEMESP está investindo uma verba de 500 mil reais.