O coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) e membro do Conselho Superior da Unicamp, Marco Antonio Garcia de Carvalho, apresentou os resultados da pesquisa

Nesta sexta (23), a MetaRed Brasil apresentou durante um evento virtual os resultados da pesquisa Avaliação de Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior Brasileiro, que contou com o apoio do Semesp, da Universia e da Universidade Cruzeiro do Sul.

A pesquisa foi realizada pelo GT de Tecnologias Educacionais da MetaRed Brasil, de forma articulada com o Joint Research Centre (JRC) da União Europeia, durante 2020, ano que em que as competências digitais se mostraram ainda mais fundamentais para os professores em decorrência da pandemia da Covid-19 e da transição das aulas presenciais para as aulas remotas.

O objetivo da 1ª Pesquisa de Avaliação de Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior Brasileiro foi diagnosticar as competências digitais alcançadas pelos docentes do Ensino Superior no Brasil e aquelas que ainda precisam ser trabalhadas. Realizada entre os dias 01 de outubro a 20 de novembro de 2020, a pesquisa contou com a participação de 3.122 docentes e 66 Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, de todas as regiões do Brasil.

De acordo com a pesquisa, 70% dos docentes do ensino superior no Brasil são capazes de aplicar e refletir sobre suas práticas de ensino digital. Discussões e compartilhamentos de boas práticas entre docentes, além de motivar essa prática junto aos alunos, parecem ser uma realidade para ao menos 2/3 dos respondentes. Considerando diferentes motivos, mais de 90% dos docentes usam recursos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no ensino e têm a percepção que 2/3 de seus estudantes também os usam nos seus processos de aprendizagem.

Painel promove discute sobre competências digitais dos professores

Entre outros dados, a pesquisa também aponta que o ensino digital, seja no formato de ensino a distância ou por meio do ensino remoto emergencial, constituiu a tônica de 2020. Mais de 80% dos docentes usaram ferramentas ou outros recursos digitais no ensino. Isso foi importante para aperfeiçoar o ensino para cerca de 1/3 dos respondentes e representou a possibilidade de inovar em suas disciplinas para quase 1/5 dos docentes. Em tempos de pandemia Covid-19 e ensino remoto emergencial, um indicador importante foi a possibilidade de colaboração entre estudantes, incentivado por mais de 90% dos docentes.

Para Marco Antonio de Carvalho, coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) e membro do Conselho Superior da Unicamp, “as competências digitais constituem um aspecto importante do desenvolvimento profissional docente. Percebemos isso de uma maneira diferente em 2020, em função da pandemia de Covid-19, mas desde antes estava claro que o uso de recursos de TIC contribui de maneira significativa nos desafios de construir o novo perfil dos estudantes do Século XXI”.

Confira pesquisa completa

Presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, falou no evento pela primeira vez como presidente da MetaRed Brasil

Nova presidente da MetaRed

Durante o evento, a presidente do Semesp, profa. Lúcia Teixeira, falou pela primeira vez como a nova presidente da MetaRed Brasil. Ela começou agradecendo ao prof. Hermes Ferreira Figueiredo, ex-presidente do Semesp e da MetaRed Brasil pelo excelente trabalho de desbravador. “Nós começamos com uma ideia, agimos com um sentimento e nos transformamos pela ação”, destacou Lúcia citando a coragem de Hermes em coordenar o início da rede no país.

Lúcia Teixeira afirmou ainda que a MetaRed liga a educação em rede em 10 países e com a participação de mais de 500 IES. “Estamos trabalhando em redes com essas instituições enfrentando os desafios atuais e avançando em questões importantes como a transformação digital”, afirmou. “Somos IES que vivem diferentes realidades, mas possuímos um horizonte em comum: a luta pela educação”, decretou.