No último 1º de março, em Audiência Pública no Senado, foi realizado encontro para a constituição do Grupo de Trabalho composto por parlamentares, reitores, MEC, CAPES e FORPIBID (Fórum Nacional dos Coordenadores do PIBIB – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). A reunião contou com a presença dos representantes regionais do Pibid e Pibid Diversidade e da diretoria do FORPIBID, além dos reitores que representam a ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), ABRUEM (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras) e da UNCME (União dos Conselhos Municipais de Educação).

A sessão foi aberta pelo Secretário Executivo do MEC, Dr. Luiz Cláudio Costa, que anunciou “que as 90 mil bolsas do Pibid estão garantidas”. Essa informação representa uma significativa mudança no discurso do governo, considerando o Ofício Circular da CAPES nº 018/2015, de 15/12/2015, que falava em “redução de no mínimo 50% do número de bolsas em 2016”. O Ofício Circular da CAPES nº 2/2016 informava que as bolsas de iniciação à docência que completam 24 meses em fevereiro não seriam prorrogadas, por motivo de limites na “dotação orçamentária disponível”, e que as cotas de bolsas finalizadas seriam suprimidas.

Na ocasião o FORPIBID solicitou urgência e foi atendido com a convocação do Ministro da Educação para uma nova reunião no dia 8/3, que deverá oficializar o Grupo de Trabalho reivindicado pelo Fórum.

Acesse o Informe ForPIBID