Neste mês, o Ministério da Educação lançou o Portal Hora do Enem que tem como objetivo disponibilizar gratuitamente aos alunos simulados, exercícios, notícias, vídeos, planos de estudo e informações sobre a prova. Com muito conteúdo disponível, a plataforma promete oferecer uma nova forma de estudar mais próxima ao perfil do estudante.

Outra novidade é o MECflix, que estará hospedado no próprio portal e disponível a partir do dia 30 de abril. A plataforma terá videoaulas sobre as matérias que cairão na prova. Além disso, de segunda à sexta-feira, às 18 horas, haverá sempre uma aula diária sobre o Enem dividida pelos seguintes temas:

2ª feira: Matemática;

3ª feira: Ciências Humanas;

4ª feira: Linguagens;

5ª feira: Ciências da Natureza;

6ª feira: Redação.

Disponível para computadores e smartphones, a plataforma é um conjunto de ações que pretende facilitar o acesso de alunos às universidades, independente do ensino médio ter sido realizado em escola pública ou privada. O plano de estudos é feito conforme a necessidade de cada estudante.

Durante a 12ª edição das Jornadas Regionais, um dos temas abordados é o uso de Metodologias Ativas, ministrado pela professora e pesquisadora do Unisal, Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis. “É preciso sensibilizar o professor a respeito do uso de novas tecnologias em sala de aula, pois não basta eleger uma tecnologia ou metodologia sem levar em conta o perfil do professor, o ambiente da sala de aula, o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos a que se quer alcançar, o aluno em si e a gestão da instituição onde se trabalha”, disse.

Metodologias ativas é apenas um dos assuntos abordados durante as Jornadas Regionais. A próxima será realizada em Campinas, no dia 26 de abril.

Inscrições: http://semesp.org.br/jornadas/jr12_campinas/inscricao/inscricao1.php.