O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última semana de 2017 novas portaria e resoluções sobre o FIES 2018. Além de reforçar as explicações dos novos modelos do programa, a portaria nº 25 traz as datas de adesão para as IES interessadas em oferecer o financiamento aos alunos.

As mantenedoras de IES que queiram participar do processo seletivo do Fies e do P-Fies, referentes ao primeiro semestre de 2018, deverão assinar Termo de Participação no período de 3 de janeiro de 2018 até as 23 horas e 59 minutos do dia 19 de janeiro de 2018. Nesse mesmo processo, a IES deverá indicar as modalidades de oferta de vagas que desejam e a proposta de oferta de vagas.

As novas modalidades do Fies são:

Fies 1: Para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita; taxa de juros real igual a zero; sem carência de 18 meses após o fim do curso para início do pagamento. Os recursos virão de um Fundo Garantidor, mantido pelas faculdades, que terão que fazer aportes proporcionais à taxa de inadimplência.

Fies 2: Exclusivo para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita e taxas de juros entre 2,5% e 3%.  Os recursos virão de bancos regionais e os fundos constitucionais de financiamento dessas regiões. Os empréstimos serão geridos somente por esses bancos.

Fies 3: Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita; com recursos provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os contratos serão geridos por bancos privados à escolha da instituição e valem para estudantes de todo o país.