Fonte: Folha da Região

A procura por formação superior na modalidade EAD (educação a distância) mais que dobrou em cinco anos, na região administrativa de Araçatuba. Nos 43 municípios do território, o número de matrículas em cursos de graduação com aulas virtuais cresceu 102%, passando de 2.383, em 2009, a 4.811, em 2013, segundo levantamento mais recente do Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior). Do total, 99% ingressaram em cursos da rede privada.
Para a coordenadora do polo da Universidade Anhanguera, em Araçatuba, Renata Borges Fagundes Rezek, a procura por cursos EAD cresce pelo fato de a modalidade oferecer um custo mais baixo do que a presencial, além da liberdade de aluno criar a própria agenda de aulas. “A maioria dos nossos alunos são pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho, buscam qualificação, mas precisam de um horário de estudos que se encaixe em sua rotina.” A instituição conta com aproximadamente 420 alunos da região atual-mente, ante 27 em 2010, quando o polo começou a funcionar.
De acordo com Renata, em reflexo dos alunos nos cursos, a qualidade nas aulas da modalidade se elevou nos últimos anos. “Com mais estudantes inscritos, as instituições podem contratar professores mais qualificados, muitos deles com doutorado ou pós-doutorado”.
CONCILIAÇÃO
A tutora Cintia Teixeira, responsável pela administração do polo da Fael (Faculdade Educacional da Lapa], em Araçatuba, acredita que a possibilidade de o aluno organizar o horário de estudos, conciliando-o com suas outras ocupações, provocou o aumento da procura por cursos de ensino a distância. “Tanto que o nosso curso com maior demanda é o de pedagogia, na maioria das vezes procurado por profissionais da educação que fizeram apenas o magistério e desejam se adequar à legislação atual”.
PERFIL
Em ambas as instituições a maior parte dos alunos dos cursos com aulas totalmente virtuais ou se-
mipresenciais tem idade na faixa dos 30 anos, o que coincide com dados sobre o perfil do estudante brasileiro de EAD apresentados no levantamento do Semesp. Conforme a pesquisa, enquanto a faixa etária com maior volume de estudantes no ensino superior presencial no Brasil tem de 19 a 24 anos (51,7% do total), a idade com maior fatia entre os alunos de EAD é dos 30 a 34 anos (responsável por 21,3%). Na sequência estão os estudantes entre 35 e 39 anos, que correspondem a 15,9%.
O empresário araçatubense Anderson Pedroso Tocchio, 37 anos, cursa ciências contábeis, sua primeira graduação, e pretende aplicar o conhecimento adquirido no próprio negócio. Atualmente no último ano do total de cinco, ele aponta a flexibilidade de tempo como um dos atrativos da modalidade. “Faço minha própria rotina de estudos. Como trabalho e quero dar atenção para minhas três filhas, costumo estudar das 21h à meia-noite e meia, quando elas estão dormindo”. Nesse horário, o empresário se
concentra em videoaulas, leitura do material didático disponibilizado na web e contato on-line com professores ou colegas. Uma vez por mês, ele faz provas presenciais. Antes do EAD, ele frequentou por dois anos um curso presencial, mas trancou sua matrícula. “Acho que no caso do ensino a distância, somos obrigados a ter mais foco e disciplina, uma vez que estudamos sozinhos”.
INFANTIL
A estudante Ana Paula Félix dos Santos, 36, já era formada em educação física quando resolveu cursar pedagogia à distância. “No estágio de educação física, me encantei com educação infantil, mas como tenho uma filha bebé para cuidar, não conseguiria frequentar faculdade todos os dias. Por isso resolvi me matricular em curso de EAD”.
Ana Paula acredita que consegue economizar com o curso atual. “Em uma instituição com aulas presenciais, eu pagaria cerca de R$ 500 por mês, valor do curso para não bolsistas. Hoje pago R$ 180 de mensalidade na graduação EAD”.

Expansão é maior do que no ensino presencial
O ritmo da expansão em 102% das inscrições no ensino a distância na região de Araçatuba é três vezes maior do que os 30,5% de crescimento das matrículas em cursos presenciais, no mesmo período. Em 2009, 17.521 alunos estavam matriculados em 19 instituições então existentes do ensino superior na região de Araçatuba. Em 2013, 22.866 pessoas frequentavam cursos de graduação de 20 centros de educação do mesmo território.
Em valores percentuais, o crescimento das matrículas em
cursos de EAD em Araçatuba foi maior do que o observado no mesmo intervalo de tempo em outras regiões situadas no norte e oeste de São Paulo, como a de São José do Rio Preto (14,9%), composta por 96 cidades, e Presidente Prudente (86,23%),, integrada por 53 municípios.
Além disso, entre 2009 e 2013, o número de estudantes inscritos na modalidade subiu de 837 mil para 1,154 milhão, no Brasil (37,8%). No Estado de São Paulo o avanço foi de 137 mil para 216 mu (57,6%). RT