“Tudo o que fizemos ou falamos na nossa vida está na rede”. Foi com esta frase que Marcelo Tas, jornalista e apresentador, iniciou uma viagem no tempo na última parte do Seminário “O Futuro do Ensino Superior”, realizado pelo Semesp, nesta sexta-feira, dia 10, em São Paulo.

Em sua apresentação, o jornalista passou pela primeira forma de comunicação conhecida pela humanidade na pré-história, Galileu, Gutemberg e Lutero, além de fazer uma analogia de que a era da realidade teve início com a ida do homem à lua. “Foi onde toda a humanidade olhou para a mesma imagem. E a partir daí a tecnologia é a grande responsável pelas inovações”, disse Tas.

Tas comentou sobre a parceria que fez com o Semesp na série #descomplicado, em seu canal do Youtube, e da importância em saber enxergar as pessoas nas redes sociais. “Nos dias atuais, muitos influenciadores enxergam apenas números nas redes sociais. É preciso enxergar as pessoas que estão por trás”, afirmou.

Após a sua apresentação, Marcelo Tas conduziu o Open Talk Desafios e Cenários, com Paulo Tomazinho, Fernando Domingues, Nelize Coelho, Sissi Kawa e a equipe da Station1, Christine Ortiz, Dana Munzner e Ellan Spero.

Entre eles e ao longo da programação do evento, houve consenso que a inclusão por meio da educação é uma necessidade que o mundo precisa enfrentar e promover. A questão da internacionalização das instituições de ensino superior também foi pauta defendida pelos participantes. E, sobretudo, educadores e gestores afirmaram a urgência de eliminar as fronteiras que impedem mercado, sociedade e instituições de trabalharem juntos.