Em uma apresentação exclusiva aos parlamentares o Semesp, representado por seu diretor executivo, Rodrigo Capelato, mostrará uma projeção feita pela Assessoria Econômica para o setor no ano de 2017. Além disso, os dados mais relevantes da última edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil serão apresentados destacando a evolução dos números nos últimos 14 anos.

O diretor revelou “que alunos com Fies evadem três vezes menos que aqueles sem o financiamento, daí a importância de se criarem políticas públicas para inovar em formas de financiamento estudantil, para que mais jovens possam frequentar o ensino superior”.

O estudo contempla a evolução do número de matrículas por região em todo o Brasil, nos cursos presenciais, no ensino a distância (EAD) e em cursos tecnológicos de ensino superior das instituições públicas e privadas, destacando os 10 cursos presencias e cinco cursos de EAD e tecnológicos mais procurados. Mostra, ainda, o total de cursos ofertados pelas instituições de ensino superior, de 2000 a 2014, que chegou a 31.642 cursos presenciais e, de 2009 a 2014, o total de 1.368 cursos EAD e 5.933 cursos tecnológicos.

Além de números de matrículas, ingressantes e evasão, o Mapa do Ensino Superior 2016 apresenta, ainda, a evolução de 10 anos nas bolsas concedidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e registra o total de contratos firmados pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies) no período de 2010 até o primeiro semestre de 2016.