O Instituto Semesp lançou nesta terça-feira, 8 de junho, a 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, publicação anual que oferece um panorama completo da educação superior das redes privada e pública do país, por regiões, estados e suas mesorregiões, além de um capítulo especial sobre o ensino médio. O lançamento ganhou cobertura da grande imprensa. Confira abaixo as principais matérias publicadas:

Matrículas em cursos a distância no ensino superior particular crescem 9,8% no 1º semestre de 2021
O ensino superior da rede privada sofreu uma queda de 8,9% nas matrículas em cursos presenciais durante o primeiro semestre de 2021, enquanto a modalidade à distância viu a procura subir 9,8% no mesmo período. Os dados são do Mapa do Ensino Superior no Brasil lançado nesta terça-feira, 8, pelo Instituto Semesp, e refletem uma tendência que se mantém desde 2016 e deve aumentar ainda mais no período pós-pandemia. Matéria do jornal O Estado de S. Paulo.

Mesmo antes da pandemia, ensino superior privado teve queda de 8,9% nas matrículas de cursos presenciais, indica pesquisa
Mesmo antes da pandemia, as matrículas em cursos presenciais de graduação no ensino superior privado tiveram queda de 8,9% e aumento de 9,8% na educação a distância, aponta a 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgado nesta terça-feira (8) pelo Instituto Semesp. No ensino a distância, houve crescimento de 9,8%. Levantamento aponta maior evasão entre universitários sem acesso a programas como Prouni e Fies, que ajudam alunos a cursar graduação em universidades privadas. Matéria do site G1.

Universidades privadas perdem 350 mil estudantes presenciais em 2021
As universidades privadas perderam um total de 110 mil estudantes em 2021, segundo projeções do Semesp, passando de 6,44 milhões de estudantes para 6,33 milhões. A variação de apenas 1,7%, entre 2020 e 2021, aconteceu após a perda de 350 mil (8,9%) universitários na modalidade presencial e o ganho de 240 mil (9,8%) estudantes em cursos à distância. Os números estão na apresentação do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021, do Semesp. Matéria do jornal O Globo.

Novas matrículas em faculdades privadas caem 23% no 1º trimestre
O volume de matrículas de novos alunos no ensino superior privado caiu 23% no primeiro trimestre deste ano quando comparado ao mesmo período de 2020, segundo pesquisa do Instituto Semesp. A queda foi menor nos cursos de ensino a distância (EAD), cuja redução foi de 8,9%. Nos presenciais, houve queda de 24,9%. Matéria do jornal Valor Econômico.

Instituto Semesp lança 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil
O Instituto Semesp lançou a 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil em evento on-line realizado na última terça-feira (8). A publicação reúne dados do nível em âmbito nacional, regional e estadual, além de dedicar um capítulo ao ensino médio brasileiro com levantamento que mostra o potencial de crescimento do ensino superior no país. Matéria do Correio Braziliense.

Ensino superior privado tem queda de 8,9% em matrículas, diz pesquisa
Durante o primeiro semestre de 2021, o ensino superior da rede privada teve uma queda de 8,9% nas matrículas em cursos presenciais. A rede privada é responsável por 75,8% das matrículas de graduação. Os dados fazem parte do Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgado hoje pelo Instituto Semesp. Matéria do site UOL.

Ensino superior privado tem queda de 8,9% em matrículas, diz pesquisa
Durante o primeiro semestre de 2021, o ensino superior da rede privada teve uma queda de 8,9% nas matrículas em cursos presenciais. A rede privada é responsável por 75,8% das matrículas de graduação. Os dados fazem parte do Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgado hoje pelo Instituto Semesp, entidade que reúne mantenedoras de ensino superior no Brasil. Matéria da coluna do jornalista Reinaldo Azevedo, no UOL.

Apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados no ensino superior
Por mais que o número de novos alunos no ensino superior do Brasil esteja aumentando, com crescimento de 5,8% entre 2013 e 2019, a taxa dos estudantes que se formam ainda está longe de ser a ideal. De acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto Semesp, na 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados no ensino superior e somente 17,4% das pessoas de 25 anos ou mais concluíram um curso. Matéria do site CNN Brasil.

Número de calouros despenca nas faculdades privadas em 2021, aponta pesquisa
O número de novos estudantes em faculdades privadas no Brasil caiu em 2021. Os dados são uma projeção, em comparação com o ano passado, e foram divulgados nesta terça-feira (8) pelo Semesp (entidade que representa as mantenedoras de ensino superior). Segundo a entidade, a queda entre os ingressantes é mais acentuada nos cursos presenciais, com retração de 19,8% neste ano. Já para os cursos de Ensino à Distância (EAD), houve estabilidade, com pequena redução de 0,3% dos ingressantes. Matéria do site CNN Brasil.

Cresce a presença de alunos com baixa renda familiar no Ensino Superior
Um estudo que mapeia o Ensino Superior no Brasil mostrou um aumento da presença de alunos com baixa renda, de um salário mínimo ou menos, nas faculdades. A realidade mostra o empobrecimento dos estudantes e a falta de acesso a programas de financiamento estudantil. Matéria do SBT Brasil.

Matrículas no Ensino Superior a distância crescem 191% no RS em 10 anos, segundo entidade
O Rio Grande do Sul voltou a registrar ampliação de alunos na educação a distância e queda no modelo presencial na rede privada de Ensino Superior. O Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021, divulgado pelo Semesp, entidade que reúne mantenedoras de universidades do Brasil, leva em conta dados de 2019, ano anterior à pandemia. Desde 2009, a alta no número de estudantes no formato remoto é de 191%. Matéria da GaúchaZH.

Estudo aponta que ensino superior está estagnado no país
Em todo o país, houve um aumento de 1,8% no número total de matrículas em cursos presenciais e EAD, tanto nas redes privada e pública. O número de matrículas na rede privada foi maior, 2,4% (cursos presenciais e EAD). Já na rede pública, 1,5% (cursos presenciais e EAD). O que indica que houve “uma estagnação do número de matrículas”. Matéria do site R7.

EAD cresce no Brasil, mas modelo é visto com cautela
Uma tendência que vem desde 2016 se acentuou ainda mais na educação brasileira no começo de 2021. O número de matrículas em cursos presenciais de instituições de ensino superior da rede privada diminuiu 8,9% entre 2020 e o primeiro trimestre deste ano. Por outro lado, a quantidade de estudantes nas faculdades particulares na modalidade EAD (ensino a distância) cresceu 9,8% no mesmo período. Matéria do Metro News. 

Matrículas em cursos superiores crescem 1,8% no país em 2019
O número de matrículas em cursos superiores presenciais e de ensino a distância (EAD), nas redes privada e pública, cresceu 1,8% em 2019, de acordo com dados do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021, divulgado hoje (8) pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil. Matéria da Agência Brasil.

Evasão do ensino superior privado aumenta na pandemia
A evasão no ensino superior privado cresceu no período da pandemia. O número de estudantes fora das universidades e faculdades aumentou de 30% em 2019 para 35,9% no ensino presencial em 2020; e de 35%, em 2019, para 40%, no ensino a distância, em 2020. Os dados são da nova edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, lançado nesta terça-feira (8) pelo Instituto Semesp. Matéria da Rádioagência Brasil.

Matrículas em EAD no ensino superior particular crescem 9,8% no primeiro semestre
O ensino superior da rede privada sofreu uma queda de 8,9% nas matrículas em cursos presenciais durante o primeiro semestre de 2021, enquanto a modalidade à distância (EAD) viu a procura subir 9,8% no mesmo período. Os dados são do Mapa do Ensino Superior no Brasil lançado nesta terça (8), pelo Instituto Semesp. Matéria do jornal A Tribuna.

Alunos sem Fies e Prouni têm 4 vezes mais chances de deixar faculdade
A taxa de evasão de alunos que não contam com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (Prouni) é até quatro vezes maior que a de estudantes que participam desses programas. Os dados constam na 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, publicado nesta terça-feira (8/6) pelo Instituto Semesp. O levantamento tem como base o Censo do Ensino Superior 2019, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Matéria do site Metropoles.

Ensino a distância cresce 9,8% no primeiro semestre de 2021
Enquanto o ensino presencial registrou queda de 8,9% no volume de matrículas do primeiro semestre das instituições de ensino superior (IES) privadas, os cursos a distância cresceram 9,8%. Os dados são do Mapa do Ensino Superior 2021, estudo divulgado nesta semana pelo Instituto Semesp. Matéria do site Desafios da Educação

Apesar de melhora, Brasil não tem universidades entre as 100 primeiras do mundo
O Brasil é o país da América Latina com o maior número de universidades entre as mais reconhecidas do mundo. São 27 instituições que entraram no ranking — 13 a mais que no ano passado, sendo que 18 delas são federais e nove privadas. A mais bem posicionada é a USP, na posição 121 da lista. Unicamp e UFRJ são as outras brasileiras mais bem posicionadas. Porém, o número de matrículas em cursos superiores presenciais diminuíram este ano. A conclusão é do Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgado nesta terça-feira, 9, pelo Semesp — entidade que representa mantenedoras de ensino superior do país. Matéria da Jovem Pan.

Ensino superior na pandemia: o desafio de implementar inovações sem perder na aprendizagem
De acordo com dados do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021, divulgados terça-feira, 8, do Instituto Semesp, centro de inteligência ligado aos mantenedores de universidades brasileiras, até 2019, o cenário era de extrema bonança. Naquele ano – o último de dados consolidados -, houve aumento de 1,8% no número total de matrículas (2,4% só nas particulares) para cursos presenciais e EAD, nas redes pública e privada. Matéria do jornal O Povo.

Pará lidera em matrículas no ensino superior na região Norte
Apresentando tendência de crescimento mesmo antes do surgimento da pandemia da Covid-19, a modalidade de Ensino à Distância (EAD) ganhou ainda mais espaço entre as matrículas registradas em instituições privadas de ensino superior no Brasil. Apenas no ano de 2021, as matrículas em cursos presenciais de graduação na rede privada apresentaram uma queda de 8,9%, enquanto as matrículas em cursos EAD cresceram 9,8%. Matéria do jornal Diário do Pará.

Cresce a procura pelo ensino superior privado a distância
O ensino superior da rede privada sofreu uma queda de 8,9% nas matrículas em cursos presenciais durante o primeiro semestre de 2021, enquanto a modalidade a distância (EAD) viu a procura subir 9,8% no mesmo período. Os dados são do Mapa do Ensino Superior no Brasil, lançado ontem pelo Instituto Semesp, e refletem uma tendência que se mantém desde 2016 e deve aumentar ainda mais no período pós-pandemia. Matéria do Estado de Minas.

Pará lidera em matrículas no ensino superior na Região Norte
Apresentando tendência de crescimento mesmo antes do surgimento da pandemia da Covid-19, a modalidade de Ensino à Distância (EAD) ganhou ainda mais espaço entre as matrículas registradas em instituições privadas de ensino superior no Brasil. Apenas no ano de 2021, as matrículas em cursos presenciais de graduação na rede privada apresentaram uma queda de 8,9%, enquanto as matrículas em cursos EAD cresceram 9,8%. Matéria do site A Voz do Xingu.

Piauí apresenta taxa de escolarização no ensino superior acima da média
Os dados constam no Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgados nesta terça-feira (08), pelo Instituto Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil. A 11ª edição do Mapa traz uma compilação de análises e dados sobre o cenário da educação superior no país a partir de informações do Censo da Educação Superior 2020, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referentes a 2019. Matéria do Meio Norte.

21,7% das matrículas no ensino superior do país estão concentradas na região Nordeste
Alagoas representa apenas 1,2% do número total de matrículas no ensino superior em relação à média do país. É o que aponta o Mapa de Ensino Superior no Brasil, elaborado pelo Instituto Semesp. Em comparação com a região Nordeste, esse percentual sobe para 5,7%. O mesmo estudo afirma que, em 2019, 66,2% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado foram realizadas em instituições privadas e 72,9% delas em cursos presenciais. Matéria do Repórter Maceió.

Alagoas registra queda de 8,1% nas matrículas do ensino superior em 2019
Alagoas registrou uma queda de 8,1% nas matrículas do ensino superior, quando são comparados os dados de 2018 e 2019 dos cursos presenciais da rede privada. Os dados são da 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, realizado pelo Instituto Semesp. Matéria do Sete Segundos.

Pará é o 10º colocado em número de matrículas no ensino superior
O Pará é o décimo estado do país entre os que registraram maior número de matrículas no ensino superior, nas redes pública e privada. É o que aponta a 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021, divulgada nesta terça-feira (8), pelo instituto Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil. O estudo foi feito com base em dados do Censo da Educação de 2019, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no ano passado. Matéria do jornal O Liberal.

AL tem apenas 1,2% dos estudantes universitários
Alagoas representa apenas 1,2% do número total de matrículas no ensino superior em relação à média do país. É o que aponta o Mapa de Ensino Superior no Brasil, elaborado pelo Instituto Semesp. Em comparação com a região Nordeste, esse percentual sobe para 5,7%. O mesmo estudo afirma que, em 2019, 66,2% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado foram realizadas em instituições privadas e 72,9% delas em cursos presenciais. Matéria do jornal Gazeta de Alagoas.

PB tem taxa de escolarização líquida de 19,3% no Mapa do Ensino Superior
A Paraíba detém taxa de escolarização líquida (que mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos matricula- dos no Ensino Superior em relação ao total da popula- ção da mesma faixa etária) de 19,3%, maior que a média nacional que é de 17,8%, es- tando pouco mais da metade dos alunos do Estado (56%) matriculados em instituições privadas. O número de estudantes que buscam pelo Ensino a Distância (EAD) aumentou nos últimos anos, se- guindo uma tendência nacional. Matéria do jornal A União.

Com apoio do EAD, ensino superior privado cresce, mas taxa de escolarização líquida não avança
Os dados são de 2019, mas já apresentam estimativas para o ano de 2021, com base em pesquisas de 2020 e do primeiro trimestre de 2021 utilizando variáveis bastante robustas como o PIB, taxa de empregabilidade, etc. Uma das percepções do estudo feito pelo Instituto Semesp, apresentado em evento online nesta terça-feira (8), foi que apesar da crise que o setor enfrenta desde 2015, agravada pela pandemia, o ensino superior privado teve aumento de 2,4% em número de matrículas. Matéria da Revista Ensino Superior.