Foi aprovada nesta última quarta-feira (11), no Plenário do Senado, a Medida Provisória que disponibiliza crédito de R$ 2,9 bilhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O texto, que passou sem alterações pelo Senado, segue agora para sanção presidencial.

A MP 616/13 abre crédito extraordinário para o Fies, fundo que pretende possibilitar o acesso de estudantes a instituições de ensino superior privadas por meio de financiamento facilitado. De acordo com o relator, senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), o crédito extra se destina a novos financiamentos, adiantamento de empréstimos e a contratos que não foram pagos. Em março deste ano o Congresso aprovou também uma MP abrindo crédito de R$ 1,8 bilhões para o Fies.

A adesão ao fundo tem sido expressiva e possibilitado o acesso de muitos alunos sem recurso ao ensino superior. Até agosto de 2013, mais de 423 mil contratos haviam sido realizados, quase ultrapassando o número total de 2012, que fechou em 599 mil. Em agosto, o governo comemorou a marca de 1 milhão de contratos firmados desde 2010. Tais números são atribuídos às mudanças realizadas no Fies que estabeleceram taxas e período de carência mais atrativos.