Lúcia Teixeira, presidente do Semesp, participou da abertura do XIII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular

A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, participou nesta quinta, 27, da abertura do XIII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (Cbesp), promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Em 2021, o tema do congresso é Empreendedorismo e Educação Superior: Construindo Modelos Inovadores em Tempos de Covid-19.

Durante a abertura do Cbesp, Lúcia Teixeira destacou que é preciso novos olhares para a inovação no ensino superior, para a integração e trabalho coletivo envolvendo gestão, dimensões pedagógicas, administrativas, tecnológicas, políticas. “É preciso enfrentar a realidade concreta do país, sem abrir mão da utopia, dando resposta às esperanças de enorme número de pessoas, garantindo acesso à educação, permanência na escola e qualidade na formação”, discursou.

Lúcia elogiou ainda o trabalho integrado Fórum, do qual o Semesp participa, que tem levado às autoridades da educação propostas importantes para o setor do ensino superior privado, reforçando em sua fala a realização do Enem em 2021.

“Agora no início de 2021, foram mais de 1 milhão e 100 mil alunos que ingressaram via Enem em instituições públicas federais, estaduais e municipais, através do Sisu – Sistema de Seleção Unificada, e nas instituições privadas, com bolsas de estudo no Prouni e financiamentos, o Fies. A quantidade estimada de inscritos para este ano é mais de 6 milhões de alunos, a maioria de baixa renda. Não podemos fazer com que esses estudantes percam as esperanças de mudar seu destino”, salientou ela, lembrando ainda que os profissionais da educação superior precisam ser vacinados.

Ainda nesta quinta (27), Lúcia Teixeira participou da coordenação do debate sobre Modelos inovadores de regulação da educação superior.