O editor e autor do livro Rubem Barros contou um pouco sobre o livro “A Confraria dos Pioneiros”, que conta a história do ensino superior privado brasileiro, no segundo dia do FNESP (Foto: Semesp/ Guilherme Veloso)

Nesta quinta-feira (28), segundo dia do 23o FNESP, foi lançado durante o evento o livro “A Confraria dos Pioneiros”, de Rubem Barros e Hermes Ferreira Figueiredo. A publicação é um trabalho de recuperação da memória do setor do ensino superior privado do país, com os dois autores se embrenhando na história do Brasil para resgatar, pelos olhos dos seus personagens, como o ensino superior foi criado no país.

O editor e autor do livro Rubem Barros destacou a importância da publicação lembrando que o Prof. Hermes sempre falava da necessidade de se registrar como foi a implantação do ensino superior privado no Brasil. “O prof. Hermes considerava uma questão séria o segmento contar sua própria história”, disse Barros. “O livro se debruça, por exemplo, sobre a necessidade de abertura das possibilidades de ensino a partir da década de 1960 porque o estado não conseguia oferecer as vagas que a sociedade demandava e situa o ensino superior inserindo o tema dentro da própria história do país”.

Débora e Fábio Figueiredo, filhos do Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, acompanharam homenagem ao pai no FNESP (Foto: Semesp/ Guilherme Veloso)

Durante o lançamento, o Semesp prestou uma homenagem ao Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, falecido em abril de 2021 aos 83 anos, quando ocupava o cargo de vice-presidente na nova diretoria da entidade. Na ocasião, foi exibido um vídeo-homenagem ao prof, que foi membro da diretoria do Semesp desde 1993, ocupando o cargo de vice-presidente de 1996 a 2005 e exercendo a presidência de 2005 a março de 2021. A família do Prof. Hermes, representada presencialmente por seus filhos Débora e Fábio, participou da homenagem, conduzida pelo vice-presidente do Semesp, Valdir Lanza.

O lançamento do livro é uma iniciativa do Semesp de resgate da memória do ensino superior do Brasil, cuja iniciativa já teve como fruto a criação do Memorial do Empreendedor do Ensino Superior (Meesup).