Prof, Fábio Reis durante lançamento do livro “Inovar para Transformar”

Como a inovação pode mudar o ensino superior brasileiro? A resposta para esta questão está contida no livro Inovar para transformar, que o Semesp foi lançado nesta quinta-feira (27), durante o 20º FNESP – Fórum do Ensino Superior Particular, realizado no WTC, em São Paulo, e que tem como tema os “Desafios da 4ª Revolução Industrial para o Ensino Superior”.

Apresentando soluções capazes de provocar mudanças na cultura das instituições de ensino superior (IES) e modelos de sistemas de ensino competitivos, a obra registra valiosas experiências internacionais – e também nacionais – que são referências como metodologias e estruturas inovadoras aplicáveis às instituições brasileiras, apresentadas por especialistas que, a convite do Semesp, compartilham suas experiências. O livro inclui até mesmo uma iniciativa criada por estudantes para participar das transformações que eles desejam.

Organizado pelo Prof. Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, e editado pela Editora de Cultura, o livro tem como autores renomados educadores, como Andres Bernasconi, professor e pesquisador da Universidade do Chile; Carita Prokki, diretora da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere, na Finlândia; Claire Ransbotton, diretora do consórcio Colleges of the Fenway, dos EUA; Jukka Monkkonen,reitor da Universidade da Finlândia Oriental; Neal Abraham, diretor do consórcio Five Colleges, dos EUA; e Rasmus Antoft, reitor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Aalbor, na Dinamarca.

Com textos também de autoridades do Ministério da Educação, o livro arrola ainda o esforço feito pelo Brasil para vencer os gargalos burocráticos e renovar a legislação destinada a desengessar as instituições de ensino, permitindo-lhes agir com criatividade para avançar mais e mais rápido rumo às realidades e aos desafios do futuro próximo.

O livro Inovar para transformar propõe soluções que projetam mudanças na cultura das instituições de ensino superior brasileiras e sugere às suas lideranças serem os agentes da inovação que poderá transformar os rumos desse futuro para suas organizações e para o país. Outro dos temas abordados é o das redes de cooperação, pois constituem um meio ao alcance das IES para encontrar soluções e melhorar seus resultados acadêmicos e administrativos. “O livro reflete a clareza das propostas do Semesp para a educação superior. Precisamos instigar as ideias e soluções para os novos modelos acadêmicos”, comentou Fábio Reis.

O 20º FNESP será realizado até esta sexta, 28, no WTC em São Paulo, continuando os debates sobre o tema “Desafios da 4ª Revolução Industrial para o Ensino Superior”. O evento visa estabelecer como as IES podem enfrentar questões como o valor do diploma, as novas profissões e a tecnologia nessa nova era por meio de palestras de especialistas nacionais e internacionais.