As duas maiores redes educacionais do Brasil, Kroton e Anhanguera, anunciaram hoje, 22 de abril, um acordo de associação para unificar as operações. O contrato com os detalhes da ação foi assinado na sexta-feira. A fusão ainda aguarda a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que deve ocorrer em até 330 dias.

O anúncio foi feito em São Paulo por Rodrigo Galindo, presidente da Kroton, e Ricardo Scavazza, presidente da Anhanguera. Com a aprovação do conselho, a nova rede será a maior do mundo em valor de mercado. Somadas, as duas tem valor bruto que chega a 13 bilhões de reais. No novo negócio, Galindo irá exercer a função de diretor presidente e Scavezza vai ocupar uma das 13 vagas no conselho de administração, que será presidido por Gabriel Mário Rodrigues, ex presidente da universidade Anhembi Morumbi.

Com a fusão, a nova rede vai ser responsável por cerca de um milhão de matrículas no ensino superior, com 123 campi de ensino presencial e 647 polos de ensino a distância. De acordo com Galindo, os números da associação não devem ser um entrave para a aprovação do Cade. Segundo o novo diretor presidente, em apenas quatro cidades do Brasil Kroton e Anhanguera apresentam sobreposição de negócios: Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), Rondonópolis (MT) e Jundiaí (SP). “Vamos cumprir todos os requisitos exigidos para o sucesso da operação”, disse o presidente da Kroton.

Ricardo Scavazza afirmou que até a resolução do Cade as duas redes vão continuar independentes e qualquer estratégia de ação como unidade ainda não foi definida. A não ser pela elaboração de um “clean team”, segundo o presidente Anhanguera, um grupo autônomo responsável por promover “estudos pós-fusão sem trocas de informações”.