O programa de intercâmbio ibero-americano do Santander Universidades está com inscrições abertas. Até o dia 11 de maio, estudantes de 142 instituições de ensino superior brasileiras poderão concorrer a mais de mil bolsas no valor de 3 mil euros. A experiência tem duração de seis meses e pode ter como destino Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Peru, Porto Rico ou Portugal.

As inscrições são feitas através do site do programa, onde também está disponível a lista completa com as instituições participantes. O processo seletivo é feito pelas próprias instituições universitárias brasileiras, que devem divulgar um edital interno com todos os pré-requisitos.

O Programa de Mobilidade Internacional Bolsas Ibero-Americanas foi lançado em 2011, fruto do II Encontro Internacional de Reitores Universia, ocorrido no ano anterior em Guadalajara (México). Desde então, mais de 1500 estudantes brasileiros foram beneficiados. A previsão é de que aconteça até 2015, atingindo 15 mil alunos.