Após conhecerem o sistema educacional e assistirem as apresentações de representantes da educação finlandesa, os gestores participantes da 9ª Missão Técnica Internacional visitaram, nesta terça-feira (25), as escolas de ensino fundamental Saunalahti, a de ensino médio Lumo e a Aalto University.

Saunalahti  School

As instalações da Saunalahti  School foram feitas por meio de uma cooperação entre arquitetos e diretores da escola no qual, juntos, montaram uma infraestrutura pensada para fins pedagógicos. As salas são formadas por 20 a 25 alunos e, em certos momentos, os pequenos aprendem com os maiores.

Os professores passam as instruções no início da aula e os alunos tem a liberdade para estudar em qualquer ambiente da escola, pois todos os espaços foram projetados para que eles possam realizar suas tarefas. Os professores frisam os pontos fortes de cada aluno e, para isso, os pais são envolvidos nos processos, além disso, a escola os consulta para saber quanto tempo seus filhos passam estudando em casa, o ideal é 30 minutos por dia.

Além das disciplinas lecionadas, todos os alunos trabalham durante seis semanas em um projeto multidisciplinar, todo o planejamento é feito junto com os professores.

Lumo Upper Secondary School

Com 600 alunos de três faixas etárias, a escola Lumo também conta com uma ótima arquitetura e manutenção técnica feita para evitar vazamentos, devido ao clima. Para concluir o ensino médio, os alunos precisam passar em 75 matérias com grupos mistos, cada uma tem duração de 22 horas. Todos os professores possuem mestrado e os alunos tem aconselhamento curricular.

A Finlândia valoriza os cursos profissionalizantes que fazem parte do ensino médio e, após a conclusão, o estudante tem três tentativas para passar no vestibular, caso não passe na prova e queria fazer uma faculdade, deve cursar o ensino médio novamente.

Aalto University

No período da tarde, os participantes visitaram a Aalto University, uma instituição onde a arte e o design dialogam com todas as áreas. “A Aalto é uma instituição que tem a interdisciplinaridade como princípio, assim como o empreendedorismo e a cooperação com a indústria”, disse Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp e organizador da Missão Técnica.

A Aalto University foi fundada em 2010 com a fusão de três universidades: Universidade de Tecnologia de Helsinque, Universidade de Economia e Universidade de Arte e Design. Atualmente conta com 18 mil alunos, sendo que, 5 mil deles estão empregados nas 800 empresas alocadas na região do campus.

Sauna Startup

Os participantes também estiveram na Sauna Startup, que faz parte de um espaço cedido pela Aalto University e administrado pelos alunos, reforçando a importância que os finlandeses dão ao empreendedorismo.

A Sauna executa três operações: programa de estágio para que o aluno desenvolva seu projeto; programa de aceleração para startups iniciais, com a participação de empresários experientes e investidores; e também sediam a Conferência Slush, um evento com a participação de mais de 3 mil startups, 17 mil alunos e 500 investidores.

Factory Design

“A Fábrica de Design funciona 24 horas por dia, é um ambiente em constante desenvolvimento para a aprendizagem experimental, com trabalho permanente e colaborativo entre a universidade e empresas, onde o professor é um facilitador e o aluno é criador de seu projeto e do seu conhecimento ativo”, comenta o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Amanhã será o último dia de atividades dos participantes da Finlândia, no final da tarde o grupo pega um voo para a Dinamarca. Acompanhe também nas nossas mídias sociais: Facebook e Youtube.