Diante da crescente presença de dispositivos móveis na vida contemporânea, a Lambton College, do Canadá, firmou parceria com a empresa de tecnologia educacional Desire2Learn, com o objetivo de se tornar uma “faculdade completamente móvel” até 2016. Um programa será lançado em setembro deste ano e possibilitará a criação de um currículo interativo, com avatares e placares, acessado através de smartphones e outros dispositivos. Além disso, a instituição pretende lançar cursos gamificados, isto é, em que o conteúdo é aprendido através de jogos.

“A gamificação em nosso currículo representa uma oportunidade única para a Lambton de aproveitar um ambiente de aprendizagem cada vez mais móvel e criar cursos gamificados, que podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo”, diz Rick Overeem, vice-reitor do Centro de Inovação em Aprendizagem da Lambton College.

O “aprendizado móvel” (no inglês, mobile learning) é um dos cinco pilares do plano estratégico da Lambton, lançado em 2012. Foi criado para expandir a experiência do aprendizado, oferecendo aos alunos opções flexíveis e inovadoras do processo.

A Desire2Learn, criadora da primeira plataforma de aprendizagem integrada, tem um escritório em São Paulo que se dedica ao atendimento da América Latina. Já fizeram parceria com a empresa instituições como a Fundação Getulio Vargas, que aplicou suas tecnologias de aplicativos móveis, análise de dados, cursos online e ferramentas de compartilhamento e mídia social nos seus cursos a distância (FGV Online).