Cerca de 300 professores e professoras de inglês das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) do Centro Paula Souza serão certificados pelo Cambridge English Language Assessment, departamento da Universidade de Cambridge (Reino Unido). A parceria conta com apoio do programa “Brasil Profissionalizado“, que repassa recursos do governo federal para que os estados invistam nas escolas técnicas.

Primeiro, é aplicado um teste de nivelamento aos docentes, seguido de um treinamento dividido em três módulos, cada um com 32 horas online e 8 horas presenciais. No total serão 120 horas de capacitação. Ao final, os participantes devem prestar os exames TKT (do inglês, Teste de Conhecimento do Professor), afim de serem certificados. A prova analisa a capacidade metodológica e competência no gerenciamento de aulas. Serve também para aumentar a confiança dos educadores e conceder reconhecimento internacional de suas habilidades.

O São Paulo Open Centre, centro autorizado da Cambridge English no Brasil, é o responsável pelo curso. Cabe ao Centro Paula Souza reunir os professores para as aulas e exame presenciais. A primeira turma, de 50 pessoas, deve receber a certificação em junho. Os certificados da Cambridge English, que existe há mais de 100 anos, são reconhecidos por cerca de 13.500 instituições, empresas e órgãos governamentais ao redor do mundo.