No último dia primeiro de junho, o Semesp acompanhou uma reunião virtual do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) para apresentar a rotina e sinergia entre os dois órgãos ligados ao MInistério da Educação. O objetivo da reunião, que deve ser realizada mensalmente, é aumentar a transparência da atuação dos órgãos. Participaram o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, e o secretário da Seres, Paulo Roberto Araújo de Almeida, além de vários outros integrantes dos órgãos.

Na reunião, o Inep apresentou um status de como está a realização das avaliações externas virtuais in loco, destacando que, até o final de maio,  aconteceram cerca de 330 avaliações presenciais e virtuais. A estimativa é a realização de 5 mil avaliações até outubro. Já a Seres destacou o intenso trabalho do órgão, que, até maio, publicou mais de 530 portarias voltadas para a educação.

Durante a reunião, representando a presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, o diretor executivo da entidade, Rodrigo Capelato, perguntou sobre a realização do Enade em 2021, e o Inep confirmou a realização do exame esse ano para os cursos do ciclo 2. Segundo o órgão, a expectativa é que os exames dos cursos dos ciclos 1 e 3 aconteçam juntos em 2022.