O Grupo de Trabalho de Inovação do Semesp reuniu-se mais uma vez, na última sexta-feira 06/04, para analisar novas propostas que colaborem de forma efetiva com a melhoria da qualidade das instituições associadas, e de modo geral com o sistema de ensino superior do Brasil. Como o GT é formado por pessoas de diferentes áreas será possível pensar a instituição de ensino em suas diversas dimensões.

Criado em novembro de 2017, ao longo dos últimos meses, por meio de reuniões on-line e encontros presenciais, o GT de Inovação estruturou uma diretriz para as Instituições de Ensino Superior – IES compreenderem as diferentes dimensões da inovação, e terá como ponto de partida a criação de uma Estrutura de Trabalho Framework para diagnóstico e indicação de melhores práticas na gestão das IES, e que, sobretudo, atenderá os novos parâmetros digitais.

“O GT tem a pretensão de instigar os líderes das instituições de ensino a realizarem mudanças institucionais consistentes, que traga sustentabilidade, que diminua a evasão e que melhore o engajamento dos estudantes e os resultados acadêmicos e administrativos das IES”, explica Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp.

O papel do GT na criação da ferramenta framework será o de estruturar a real necessidade das IES que a utilizarão, e após esse processo será encaminhado para análise do corpo docente das respectivas instituições de ensino a versão final destinada às áreas de gestão e pedagógica, cabendo ao Semesp promover eventuais seminários para auxílio de sua aplicabilidade.

O escopo final para a criação da estrutura ainda exigirá a análise de outras propostas que contribuam para a construção de uma ferramenta mais detalhada e, principalmente, de fácil aplicação.

Tecnologia voltada à educação

Na oportunidade, o GT de Inovação do Semesp também contou com a presença de representantes da Associação Brasileira de Startups – ABStartups para a troca de informações e análise do atual cenário mercadológico das Startups de Educação Tecnológica – Edtech´s, com objetivo de impulsionar a criação de novos serviços tecnológicos direcionados à educação.

O próximo encontro do GT de Inovação está marcado para o dia 25 de maio, na sede do Semesp, em São Paulo.