O Grupo de Trabalho de Inovação do Semesp consolidou nesta sexta-feira (25) uma estrutura Framework que será apresentada às Instituições de Ensino Superior – IES para colaborar de forma efetiva com a melhoria da qualidade da gestão acadêmica e administrativa das instituições, e de modo geral com o sistema de ensino superior do Brasil.

Criado em novembro de 2017, ao longo dos últimos meses, por meio de reuniões on-line e encontros presenciais, o GT de Inovação estruturou uma série de diretrizes que incorporaram o Framework para diagnóstico e indicação de melhores práticas na gestão, e que, sobretudo, atenderá os novos parâmetros digitais. “Como o GT é formado por pessoas de diferentes áreas foi possível repensar a instituição de ensino em suas diversas dimensões”, explica Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp.

A estrutura de trabalho Framework será apresentada às IES durante a programação do Seminário “O Futuro do Ensino Superior”, que será realizado pelo Semesp no dia 10 de agosto, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O encontro contará ainda com a presença de Christine Ortiz, ex-reitora da escola de pós-graduação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, para uma discussão sobre as macrotendências no setor, em nível global, e, sobretudo, para compartilhar sua mais nova estratégia para o ensino superior chamada de “a universidade do futuro”.

“O GT tem a pretensão de instigar os líderes das instituições de ensino a realizarem mudanças institucionais consistentes, que tragam sustentabilidade, que diminuam a evasão e que melhorem o engajamento dos estudantes e os resultados acadêmicos e administrativos das IES”, complementa Fábio Reis.

Para o diretor de inovação, por ser um ambiente dinâmico, competitivo e de constantes avanços tecnológicos, o ensino superior exige das instituições a capacidade de percepção sobre os melhores parâmetros e a necessidade de compreender o que está por vir.