A Ânima, um dos maiores grupos de ensino superior privado do Brasil, acaba de fechar uma parceria inédita com a Universidade da Finlândia, referência mundial em educação e formação de professores. O projeto, chamado de “Programa Internacional de Certificação Docente no Ensino Superior”, tem como objetivo levar às instituições da Ânima práticas inovadoras da educação finlandesa.

A parceria com a Ânima é a primeira da Universidade da Finlândia no Brasil. A instituição, que já realizou projetos semelhantes na Ásia, África e Oriente Médio, é um consórcio formado por três das principais universidades públicas finlandesas (Universidade do Leste da Finlândia, Universidade de Tampere e Universidade de Turku), que trabalham também para compartilhar as melhores práticas do sistema de ensino do país, considerado um dos mais inovadores da Europa. Ele vem garantindo à Finlândia uma posição de liderança no ranking europeu do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes da OCDE) desde 2000. O país é reconhecido pelo pioneirismo e sucesso na implementação de alguns dos principais pilares da educação no século 21, como modelo de ensino por competências, aprendizado por projetos, avaliação formativa e valorização dos professores.

O programa em parceria com a Ânima será realizado por meio de discussões e seminários organizados em pequenos grupos, formados por professores de diferentes áreas, e será liderado pela Dra. Johanna Annala, pesquisadora e professora da Universidades de Tampere. Com a participação de 40 docentes de todas as IES da Ânima, selecionados a partir de um edital interno, as aulas em formato presencial e remoto, com a proposta de desenvolver nos participantes habilidades inovadoras de aprendizagem em ambientes colaborativos. “Essa parceria é um marco importante na melhoria das capacidades dos professores da Ânima, ampliando o alcance da educação de alta qualidade oferecida por nossas instituições”, afirma Daniel Castanho, presidente da Ânima.

Sobre a Ânima

Um dos principais grupos privados de ensino superior do Brasil, a Ânima quer transformar o país pela educação. Conta com cerca de 100 mil alunos e unidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina. Também fazem parte do grupo a HSM Educação Executiva, a Escola Brasileira de Direito (EBRADI) e a filial brasileira da escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu. A Ânima foi eleita nos últimos quatro anos como uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar, pela GPTW e a Revista Época. Para outras informações, acesse www.animaeducacao.com.br.

Sobre a Universidade da Finlândia

A Universidade da Finlândia é um consórcio formado por três das principais universidades públicas finlandesas: Universidade do Leste da Finlândia, Universidade de Tampere e Universidade de Turku. Fundada em 2014, a instituição conta com 50 mil alunos e é referência em pesquisas acadêmicas e programas de educação transnacional. Seu objetivo é levar a instituições do mundo as melhores práticas do sistema de ensino finlandês, referência mundial em educação. Para mais informações, acesse www.finlanduniversity.fi.