O seguro educacional ajuda a garantir tranquilidade durante o curso e faz jus ao famoso ditado “melhor previnir que remediar”

Por Juliana Duarte

 

O seguro educacional de contratação coletiva pode ser oferecido pelas próprias instituições por um preço mais em conta e assegurar a adimplência


O que é

O seguro educacional é uma forma de oferecer tranquilidade no decorrer da graduação. Os estudantes segurados possuem uma série de vantagens como cobertura de despesas relacionadas ao curso em caso de morte do responsável pelo pagamento das mensalidades, assistência médica em emergências durante o ano letivo, transporte caso o estudante fique com alguma dificuldade de locomoção e até mesmo um auxílio em situações de desemprego. Os benefícios variam de acordo com os planos e com as possíveis seguradoras escolhidas.

 

Por que utilizar

É uma maneira de proporcionar segurança econômica ao aluno, contribuindo para a redução dos índices de evasão e possíveis problemas acarretados pela inadimplência e gastos com ações judiciais. Algumas seguradoras ainda oferecem benefícios para as instituições que contratam o seguro educacional, como auxílio predial gratuito, serviço de eletricista e pequenos reparos. Outra vantagem é o valor do seguro, que costuma ser baixo.

 

Tipos

As seguradoras oferecem formas de contratação individuais ou coletivas. A primeira é realizada pelo universitário ou familiar diretamente com as empresas responsáveis, que oferecem planos para cada caso. Já a coletiva é oferecida pela própria universidade. Os benefícios variam muito de acordo com o plano escolhido.

 

Como funciona

Instituições de ensino podem se associar a operadoras de seguro para oferecer o benefício aos seus alunos coletivamente e assim negociar valores e condições diferenciadas. Em outros casos o próprio aluno entra em contato com a seguradora de sua preferência para firmar o contrato de cobertura. Nas duas situações, ao assinar a apólice, o seguro geralmente começa a valer nas próximas 24 horas. O tempo de duração do contrato costuma ser de um ano e se encerra na mesma data e horário do primeiro acerto.

 

Quanto custa

O valor do seguro costuma variar devido a vários quesitos, como tipo de plano, região do Brasil e formas de contratação. As propostas individuais acabam saindo mais caras para o segurado, pois o valor é calculado com base na mensalidade da instituição – em torno de 1,5% do valor pago. As apólices negociadas pelas instituições de ensino geralmente apresentam preços mais atraentes, pois quanto mais pessoas no contrato, maior será o desconto oferecido pela seguradora. No entanto, não é recomendável embutir o seguro no valor da mensalidade, prática considerada lesiva pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). A ideia é mostrar ao consumidor de forma clara quanto ele paga pelo serviço, bem como os benefícios disponíveis.

 

Onde encontrar

Procure a seguradora de sua preferência.