IES que repensaram a prática acadêmica na pandemia foi um dos temas discutidos no segundo dia do III Encontro de Universidades MetaRed Brasil

Nesta quarta (6), o segundo dia do III Encontro de Universidades MetaRed Brasil foi marcado por duas mesas virtuais que discutiram e apresentaram ideias sobre temas importantes relacionados à transformação digital das IES. A primeira mesa debateu o tema IES que repensaram a prática acadêmica na pandemia, trazendo dois cases de instituições que contaram como foi o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Encontro da MetaRed Brasil discute transformação digital

A vice-presidente Acadêmica da Ânima Educacional, Denise Aparecida Campos, afirmou que a pandemia apressou alguns projetos que já estavam no planejamento estratégico do grupo. “Para manter nossos 130 mil alunos estudando, tivemos que fazer uma virada e criar oportunidades para dar continuidade às atividades de nossos IES”, contou ela. “Nesse período, aprendemos a ser mais híbridos, apostando em uma mesclagem de presencial com digital, virtual, extensão, mundo do trabalho, aprendizagem personalizada, etc, explorando a fluidez de ambientes e espaços, de tempos e lugares diferentes”, explicou ao detalhar o funcionamento do ecossistema de aprendizagem que é a base do grupo.

O reitor da CETYS (México) e presidente da Associação Internacional de Reitores de Universidades, Fernando León Garcia, destacou que todas as instituições de ensino superior precisam estar preparadas para fazer a transformação digital. Segundo ele, a pandemia foi um evento único que promoveu uma mudança radical. “Muitos acreditam que, assim que a tempestade passar, tudo vai voltar ao que era antes, mas todos terão que implementar mudanças para que o esforço emergencial de inovação não se torne efêmero”, disse. Para Garcia, a chave para isso é apostar na inovação, mas sem que as IES esqueçam sua identidade e missão, que é formar profissionais que tenham maior engajamento com o mercado, além de serem cidadãos que irão contribuir para o crescimento da sociedade.

Marco Antonio Garcia de Carvalho apresentou uma pesquisa feita entre IES conduzida pelo GT de Tecnologias Educacionais

Na segunda mesa desta quarta, dois dos quatro GTs da MetaRed Brasil discutiram temas relacionados à governança e gestão de TI. Marcelo Bardi, coordenador do grupo de trabalho de Indicadores e Governança de TI da MetaRed Brasil, destacou alguns desafios que a área de TI das IES precisa enfrentar para construir uma estrutura sólida para que as práticas inovadoras nas áreas acadêmicas possam acontecer. “A transformação digital é pensar tecnologia, e as IES precisam vivenciar essa tecnologia, e isso envolve uma mudança cultural”, pontuou.

Já Marco Antonio Garcia de Carvalho, coordenador do grupo de trabalho de Tecnologias Educacionais, apresentou os resultados do Mapa de uso de recursos TIC aplicados ao ensino e à aprendizagem, que tem como objetivo diagnosticar o estado de uso dos recursos tecnológicos pelas IES.

O III Encontro de Universidades MetaRed Brasil termina nesta quinta (7). Confira a programação aqui.