Projeto da Unisuam envolve colegas para auxiliar os portadores de deficiência visual no acompanhamento das aulas

Por Juliana Duarte | Fotos: Bel Pedrosa

Uma iniciativa de alunos para o auxílio de portadores de deficiência no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), no Rio de Janeiro (RJ), virou programa permanente na instituição e hoje preza pelo oferecimento de melhores condições de estudo a deficientes visuais de todos os cursos. O projeto Colega Legal oferece digitalização de material didático, conversão de texto original para a tecnologia OCR (reconhecimento de caracteres), aulas sobre os sistemas de leitores para quem não domina os softwares, gravação de livros em formato digital, capacitação e controle de pessoas para lerem as provas e impressão em braile, iniciativa realizada em parceria com o Instituto Telefônica Vivo.

A estrutura para o apoio acadêmico surgiu há nove anos quando dois alunos com deficiência visual quiseram digitalizar para softwares leitores de telas o conteúdo transmitido em sala de aula. O então estudante Paulo Mota, que hoje coordena o projeto, se prontificou a disponibilizar o material aos colegas. “A partir daí passei a pesquisar programas que transformam textos escritos em falados e possibilitam a inclusão digital”, comenta.

Hoje todo o trabalho é realizado por alunos voluntários da Unisuam, cegos ou não, sob a coordenação de Mota e o apoio de quatro estagiárias (duas delas são cegas). Atualmente, o Colega Legal beneficia 13 alunos matriculados nos cursos de direito, psicologia, jornalismo e fisioterapia. “Os estudantes demonstram muita satisfação em poder contar com esse suporte da instituição”, comemora o coordenador.

Para dar vida ao projeto, os voluntários utilizam computadores equipados com DOSVOX e NVDA, programas de leitores de telas, uma máquina de datilografia em braile, além de lupas e regletes (instrumentos para a escrita em braile). “Para a gravação de voz, estudantes do curso de comunicação social usam o estúdio de rádio e atuam como leitores, gravando capítulos de livros e conteúdo de aulas”, explica Mota.

 

Raio X

Colega Legal

O que é: programa de apoio aos alunos portadores de deficiência visual

Há quanto tempo existe: 9 anos

Equipe no início do projeto: 2 alunos voluntários

Equipe atual: 5 pessoas na coordenação e demais voluntários

Estudantes beneficiados atualmente: 13