Joaquim José Soares Neto, do CES/CNE, participou de webinar realizado pelo Semesp

O presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Joaquim José Soares Neto, participou, nesta terça (4) do segundo episódio da série Cenário do Ensino Superior no Mundo Atual, realizado pelo Semesp com o intuito de mostrar a realidade atual da Educação Superior em diferentes lugares do mundo. O tema do segundo episódio foi o cenário atual brasileiro.

Durante o episódio, Joaquim José discutiu vários tópicos relacionados ao ensino superior no Brasil (avaliação, regulação, financiamento etc.), afirmando que este é um momento que exige reflexão para que a Educação Superior possa enfrentar todos os desafios impostos ao setor pela pandemia. “Minha visão é otimista”, disse ele. “Problemas como a pandemia surgem e fazem com que repensemos nossas estratégias, abrindo novos caminhos e perspectivas de desenvolvimento”, avaliou ele.

Webinar discute o cenário atual do ensino superior nos Estados Unidos

Antes de discutir os problemas enfrentados pelo setor nos dias de hoje, o presidente de CES/CNE apresentou aos participantes do webinar uma perspectiva histórica da Educação Superior no Brasil, lembrando que, ao contrário de outros países, o ensino superior no país foi um fenômeno do final do século XX e início do século XXI. “Tivemos um aumento vigoroso no número de vagas e matrículas nos anos 90, e isso aconteceu graças à entrada da iniciativa privada no setor, o pilar central desse crescimento”, ponderou.

Joaquim José também lembrou que, no Brasil, o estado exerce um importante papel de normatização em relação à educação e ao ensino superior, especialmente no que diz respeito à avaliação e credenciamento das instituições. “O estado também possui um papel fundamental na questão do financiamento dos estudantes. Vivemos em um país cheio de desigualdades sociais brutais onde grande parte da população não tem renda para pagar uma IES privada”, disse. “A questão não é algo simples de se resolver, especialmente no momento de crise econômica que estamos vivenciando, mas não é aceitável que o estado não ofereça financiamento para os estudantes”, declarou.

De acordo com Joaquim José, após o fim da pandemia, o Brasil precisa avançar em relação a várias questões do ensino superior, como uma maior valorização da autoavaliação e aumento da diversidade das IES. “Entendo que, em razão da regulamentação do estado, vivemos uma homogeneidade de instituições de ensino, mas nossa Educação Superior já está amadurecida e as IES têm capacidade de seguir caminhos distintos”, apontou. “Após o fim da pandemia, as economias voltarão a crescer e haverá necessidade de formação de profissionais. Precisamos então olhar para o futuro e refletir sobre o perfis desses profissionais que serão formados. Esse é o momento ideal para fazer isso”, finalizou.

A realidade atual da Índia e da Europa serão os temas dos próximos episódios da série, nos dias 11 e 18 de maio. Faça sua inscrição aqui.