O Semesp realizará a segunda edição do seminário O Futuro do Ensino Superior, nessa sexta-feira (10/08), no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Voltado para educadores, mantenedores e gestores de instituições de ensino superior, com os objetivos de refletir sobre a tecnologia e como as constantes inovações estão influenciando as organizações e o setor educacional. O evento trará ao Brasil pela primeira vez a educadora Christine Ortiz, ex-reitora da escola de pós-graduação do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e fundadora da Station1

Durante o evento, Christine Ortiz abordará macrotendências do setor, parcerias entre mercado e instituições de ensino, educação voltada para o impacto social, design organizacional, metodologias e espaços de aprendizagem, parcerias internacionais, educação global, pesquisa e, sobretudo, compartilhará sua mais nova estratégia para o ensino superior, a Station1chamada de “a universidade do futuro”. Com a Station1, Ortiz promete abandonar muitos pilares da atualidade no ensino superior, como as aulas tradicionais e os departamentos acadêmicos.

Com a integração de disciplinas, a Station1 desenvolveu uma estrutura de aprendizado e uma metodologia combinada (virtual e física) que promove, contextualiza e aprimora a investigação e a aprendizagem baseada em pesquisa para capacitar os alunos a criar novos conhecimentos, tecnologias e processos para um impacto social positivo.

Para Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, o Brasil e o mundo vivem um momento de intenso debate sobre o modelo de universidade que corresponda às demandas do século 21. “Ao trazer a fundadora da Station1 ao Brasil, o Semesp cumpre a sua função de apontar caminhos para as IES buscarem as melhores soluções acadêmicas e administrativas”, afirmou o diretor do Semesp.

Programação

9h00 às 9h30 – Abertura

9h30 às 10h30 – Legislação e Inovação
Henrique Sartori – Titular da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC

10h30 às 11h00 – Exposição do Framework de Inovação

11h00 às 12h30 – Futuro do Ensino Superior: Desafios e Oportunidades
Dr. Christine Ortiz – Fundadora da Station1 e Professora do MIT
Dana Munzner  – Diretora de Programas Acadêmicos da Station1
Dr. Ellan Spero – Co-Fundadora da Station1

 12h30 às 14h00 – Almoço

 14h00 às 15h00 – Design do Futuro

15h00  às 15h30 – Um mundo digital
Marcelo Tas – Jornalista, Consultor em Comunicação, Autor e Diretor de TV

15h30 às 16h30 – Open Talk – Futuro do Ensino
Marcelo Tas – Jornalista, Consultor em Comunicação, Autor e Diretor de TV
Dr. Christine Ortiz – Fundadora da Station1 e Professora do MIT
Dr. Ellan Spero – Co-Fundadora da Station1

 16h30 – Encerramento