Leandro Costa, da Wadhwani Foundation, apresenta Programa de Empreendedorismo para IES

Nesta quinta-feira (15), o Semesp recebeu a Wadhwani Foundation em sua sede para a realização de uma reunião com IES associadas. O objetivo foi a apresentação do programa de empreendedorismo da fundação que pretende beneficiar, inicialmente, cerca de 20 instituições de ensino superior de todo o país.

Organização filantrópica cuja função principal é acelerar o crescimento econômico por meio da criação em larga escala de empregos a partir do empreendedorismo, inovação e desenvolvimento de habilidades, a Wadhwani Foundation realiza um programa de empreendedorismo ao redor do mundo. A fundação oferece preparação para que as IES ofertem para seus alunos dois cursos (Fundamentos do Empreendedorismo e Avanço em Empreendedorismo) cujos objetivos são a formação de empreendedores, a criação de negócios e o desenvolvimento de competências.

“Tivemos a oportunidade de conhecer a WF durante nossa Missão Técnica Internacional na Índia e foi um momento muito interessante que abriu a possibilidade de fazermos essa parceria focada na questão do empreendedorismo”, lembrou Rodrigo Capelato, diretor Executivo do Semesp, na abertura da reunião.

“Estamos feliz com essa oportunidade de começar um diálogo mais estruturado com a WF”, complementou Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes de Cooperação. “A forma como eles nos receberam na Índia foi incrível e nos impressionamos com esse programa que busca incentivar o empreendedorismo nas IES, formando facilitadores na área e gerando empregos, negócios e serviços”, complementou.

Durante a reunião, o gerente de Programa da Wadhwani Foundation para o Brasil, Leandro Costa, detalhou os requisitos básicos e a metodologia dos cursos (confira aqui) para as IES interessadas em estabelecer uma parceria com a fundação, além de explicar como será o processo de seleção das mesmas.

“A Wadhwani Foundation tem atuação global e objetiva causar impacto no mundo através da criação de empregos e da transformação de vidas”, destacou Costa. “Nosso objetivo com o Programa de Empreendedorismo, apenas uma das iniciativas da WF, é acelerar o desenvolvimento econômico de países emergentes por meio da criação de empregos de alto valor. Temos uma meta global de criarmos 10 milhões de empregos globais graças às nossas iniciativas”, pontuou.

Leandro Costa, da Wadhwani Foundation, apresenta Programa de Empreendedorismo para IES

Os docentes são os principais vetores de transformação do Programa de Empreendedorismo junto às IES, que busca desenvolver um ecossistema que trabalhe a favor da inovação e da cultura empreendedora. “No programa, não os chamamos de professores, mas sim de facilitadores, já que incentivamos à quebra de cultura e eles trabalham juntamente com os alunos, não atuando como donos de conhecimento”, explicou Costa.

De acordo com o cronograma apresentado por ele, as IES que participaram da reunião e têm interesse em serem capacitadas para aplicar o Programa de Empreendedorismo precisam estar com toda a documentação pronta e assinada [carta de intenção; documento de aprovação pelo conselho acadêmico; e MoUs, memorando de entendimento para fechamento de parceria] em setembro, para início da capacitação em outubro.

Os professores selecionados (pelas equipes da Índia e do México) são capacitados para serem facilitadores nos dois cursos, que devem ser ministrados para os alunos de forma sequencial e utilizam como recurso para conectar estudantes, professores e gerar aprendizagem uma plataforma própria (chama de Learwise).

Outro pré-requisito é que os cursos não sejam aplicados em sala de aula comum. A ideia é promover a quebra de cultura tanto do aluno como do facilitar. Os estudantes também precisam estar cientes de que o curso de empreendedorismo é diferenciado e realizado em parceria com a WF.

Confira mais pré-requisitos e os contatos para participar da seleção aqui

Mais sobre a Wadhwani Foundation

Fundada em 2000 pelo empreendedor Dr. Romesh Wadhwani, atualmente a fundação tem gerado ações de impacto em 25 países na Ásia, África e América Latina.