Forum_Blackboard_GrupoA_01

O Fórum Desafios da Educação aconteceu nesta quarta-feira (14) em São Paulo e trouxe debates sobre os desafios que a inserção das tecnologias no ensino traz para gestores e educadores, assim como as novas propostas e adaptações necessárias nos modelos antigos.

O evento contou com palestras de diversos especialistas no setor, como Katie Blot, vice-presidente sênior de consultoria Blackboard Inc., Felipe Anghinoni, cofundador da Perestroika e João Mattar, mestre em Educational Technology pela Boise State University e professor da Universidade Anhembi Morumbi. Além de apresentação de cases da Estácio e da Universidade Anhembi Morumbi e workshops conduzidos por profissionais da Kroton, Ibmec e Feevale.

As apresentações abordaram o futuro da educação e soluções inovadoras para as salas de aula, como gameficação, mobilidade e ferramentas inovadoras para envolver o “aluno multimídia”. Discussões sobre formas de avaliação e a relação dos alunos com erros e acertos foram alguns dos temas abordados, mostrando uma nova perspectiva nascida das revoluções tecnológicas. “O game integrou o erro de forma interessante no aprendizado. Você pode errar e tentar novamente sem isso indicar fracasso. Na educação ainda usamos o erro de forma punitiva”, diz João Mattar.

O Fórum, que é organizado pela Blackboard e pela Grupo A, acontecerá anualmente e será acompanhado de um ciclo de debates itinerante pelo país. Os próximos debates deste ano serão em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, ainda sem datas definidas.