Créditos: Matheus Teixeira

Empenhados com a inclusão dos deficientes auditivos no ramo profissional, a Unoeste proporciona formação qualificada aos surdos, contando com ensino especializado para ampliar as competências, aptidões e ampliar as possibilidades de carreiras.

Robert Lucas Galvão da Fonseca (foto), de 26 anos, é surdo desde que nasceu e formou-se em Pedagogia pela turma de 2013 da Unoeste. Além disso, irá completar três anos como agente técnico-administrativo do Senac de Presidente Prudente (SP). Robert é um exemplo de superação para as pessoas portadoras da mesma deficiência e não só para elas.

Na Unoeste existem outros alunos e funcionários na mesma situação do jovem, o que resulta em ações para facilitar o aprendizado. O aluno conta com a disponibilização de intérpretes e o ensino de Libras nas próprias disciplinas das graduações ou mesmo em cursos abertos à sociedade. Para incentivar, a universidade também promove alguns eventos institucionais, como o Sarau de Libras Universitário.

No Brasil há 344 mil surdos e 9,3 milhões de deficientes auditivos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Unoeste é uma das universidades que oferece formação para que essas pessoas também consigam seu espaço no mercado de trabalho.