Nos próximos dias 27, 28 e 29 de outubro, o Semesp realizará a vigésima segunda edição do FNESP, o maior fórum de educação superior da América Latina. Em 2020, diante da peculiaridade da pandemia de Covid-19, o evento será totalmente virtual, mas sem deixar de lado sua principal característica: trazer renomados nomes nacionais e internacionais para discutir o ensino superior. “Nós pensamos o que as pessoas buscam quando participam do fórum e definimos três pilares para serem base do evento, mesmo que no formato remoto: conteúdo, experiência e networking“, adianta Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp.

Com o tema “Reset do Ensino Superior”, a edição do FNESP objetiva debater uma forma de repensar o modelo de negócio da educação superior diante de tantos obstáculos e incertezas do cenário atual, não apenas por causa da pandemia, mas da crise econômica e das transformações digitais.

“Há exemplos de modelos acadêmicos e administrativos que indicam que as IES podem e devem se reinventar, desconstruindo, por exemplo, padrões de cursos de graduação organizados em disciplinas fragmentadas e ofertadas presencialmente”, avalia Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp. “É hora de substituí-los por micro certificações que indicam competências e capacidades que refletem uma formação ao longo da vida”, cita.

Confira programação completa do FNESP

Ao longo dos três dias do evento, os participantes poderão acompanhar uma série de palestras no período da manhã. À tarde, os participantes poderão se dividir entre várias salas de discussão e workshops em três diferentes eixos: Sistema de Ensino Superior​: ​Financiamento, Avaliação, Governança e Legislação; Novos ​Modelos Acadêmicos e transformação digital; e Novos ​Modelos Administrativos​.

Entre os palestrantes que estarão no palco virtual do evento, o autor e professor Alex Beard abrirá o FNESP com uma discussão sobre aprendizagem e ensino; o presidente da Arizona State University (EUA), Michael Crow, discorrerá sobre o tema do evento, o reset do ensino superior; o escritor sênior do The Chronicle of Higher Education, Scott Carlson, falará sobre a sustentabilidade do setor; e a escritora e educadora da Stanford University (EUA), Jenae Druckman Cohn, apresentará novos modelos de formação e certificação dos jovens, entre vários outros palestrantes que apresentarão exposições sobre redes de cooperação e transformação digital.

Confira programação completa do FNESP

Além das palestras e workshops, o FNESP trará ainda a terceira edição do HackLab Fest, maratona empreendedora onde estudantes do ensino superior desenvolverão soluções inovadoras para problemas reais da educação superior. Nessa edição, os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais.

As inscrições para participar do FNESP estão abertas e podem ser realizadas aqui.