Depois de uma primeira edição totalmente online em 2020, o Semesp inova mais uma vez e realizará 23o FNESP de forma híbrida, com os participantes podendo optar pelo modelo presencial ou remoto. A decisão por esse formato veio a partir do avanço da vacinação e de uma maior abertura das restrições de distanciamento por parte do governo do Estado de São Paulo.

Para manter a segurança dos participantes e cumprir os protocolos sanitários, a participação presencial no evento será limitada. O FNESP presencial acontecerá mais uma vez no World Trade Center de São Paulo, local onde tradicionalmente o evento é realizado.

Na edição de 2021, o evento traz a crise para o centro das discussões focando no tema “Ensino Superior além da crise: Por que as IES não vão desaparecer?”. Entre os dias 27 e 29 de outubro, o setor vai se debruçar sobre essa pergunta olhando para a crise sob a ótica das oportunidades para o futuro da educação superior.

Antes mesmo da pandemia, o ensino superior já estava passando por uma crise econômica e mudanças causadas pelos avanços tecnológicos. Com a Covid-19, a crise ficou escancarada e muitos se precipitaram em afirmar que a pandemia poderia mudar radicalmente o ensino superior acelerando o fim das instituições de ensino superior. Felizmente, apesar das dificuldades imensas, os prognósticos não se concretizaram e a educação superior segue superando os desafios e mostrando o seu valor para o desenvolvimento econômico e social de nossa sociedade.

A programação está dividida entre palestras, debates, sessões simultâneas e a já tradicional maratona HackLab Fnesp. Entre os destaques da programação estão o especialista em Inovação e Transformação Digital, Walter Longo; a professora de política educacional na Universidade de Hofstra (Nova Yokr, EUA), Rebecca Natow; o escritor do The Chronicle of Higher Education, Lee Gardner; o diretor de Educação e Skills da OCDE, Andreas Schleicher, entre vários outros nomes e especialistas em educação superior.

As inscrições do evento já estão abertas aqui. A programação do 23o FNESP também já está disponível aqui.