Pensando na responsabilidade social como Instituição de Ensino Superior e na alta porcentagem de alunas mulheres e dessas muitas mães de recém-nascidos, o curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA) teve a ideia implantar um projeto para beneficiar as alunas-mães que apresentam dificuldades em retornar às suas atividades acadêmicas durante o período de amamentação, evitando ainda o abandono dos estudos ou o adiamento do ingresso na faculdade.

O ambiente escolhido foi adaptado de acordo com as necessidades das alunas para amamentar o bebê e também possui trocador de fraldas, pia para higienização, sofás, identificação da sala “Espaço bebê universitário”, fora a decoração do ambiente.

A aluna Maria Thereza Bordin, do 5° ano de Medicina, é a primeira mãe universitária a utilizar o espaço para amamentar a filha Luísa Bordin Dalul, de 4 meses, que fica aos cuidados da avó materna Maria Cristina Gomes Bordin enquanto a aluna está em aula.

De acordo com Maria Thereza, amamentar a filha é algo que ela não abre mão e a criação do espaço foi fundamental para que isso fosse possível dentro da instituição. “Eu fico no Ambulatório atendendo aos pacientes; quando ela chora, minha mãe me liga, eu aviso que preciso sair por alguns minutinhos para amamentar e rapidamente amamento a Luísa com o conforto que ela merece”. A intenção de Maria Thereza é amamentar a filha até os dois anos de idade.

Saiba mais.