De modo geral, os métodos tradicionais de avaliação nas universidades consistem em desenvolver e testar conhecimento. Esse modelo, no entanto, não prepara os estudantes para resolverem problemas reais complexos e atuarem na área desejada após a graduação. Pensando nisso, a partir desse semestre, o Centro Universitário da FEI apostará na formação por competência no curso de administração.

A medida substituirá a tradicional grade curricular e implantará a pedagogia das competências em detrimento do ensino de disciplinas isoladas e com conteúdos previamente decididos. Sociologia, por exemplo, será ensinada a partir de elementos que tratam da formação do ser humano. Para isso, as disciplinas farão parte de blocos que ajudarão o aluno a desenvolver a comunicação, o raciocínio lógico, crítico e analítico, visão de mercado, criatividade, liderança, entre outros.

As competências selecionadas para o curso foram escolhidas pela FEI após pesquisas de campo e de mercado e serão desenvolvidas de maneira evolutiva semestralmente. Duas avaliações serão mantidas – exigência do MEC –, mas com o peso diminuído e a aplicação de atividades, o método se tornará mais flexível. Será avaliada a habilidade de expressar ideias e opiniões de maneira objetiva, com argumentos fundamentados.

 

Matéria retirada do site parceiro Guias de Educação