A busca incansável pela excelência em pesquisa com a aproximação da sociedade e do mundo empresarial. Este é o conceito de sucesso da Universidade Warwick, do Reino Unido, case apresentado no 14º Fnesp pelo vice chanceler suplente da instituição, Koen Lamberts.

O executivo explicou que junto a um forte programa de pesquisa, a Universidade de Warwick aliou um programa de gestão financeira com foco na busca pela qualidade intelectual e acadêmica. “Tentamos ser relevantes para a sociedade na formulação de nossos projetos e estudos e isso nos aproximou da indústria e de toda a sociedade”, disse Koen Lamberts.

Como resultado dessa estratégia, foram produzidas atividades que geraram soluções para parceiros e contratantes e, assim, recursos para novos investimentos e novas pesquisas na instituição.

Um dos pontos estratégicos para o crescimento da universidade foi o desenvolvimento de atividades comerciais, sempre em conjunto com as pesquisas acadêmicas. Esta política resultou na criação de uma série de empresas, além de parcerias como as que Warwick possui com a Land Rover, pela qual 500 técnicos da empresa trabalham diretamente no campus na companhia de professores, alunos e pesquisadores.

A Universidade de Warwick, localizada em Coventry, na Inglaterra, tem 40 anos de existência e ocupa atualmente a 58ª colocada no QS World University Rankings. Com uma receita anual de US$ 670 milhões, a instituição possui 12.979 alunos em seus cursos de graduação e 10.441 matriculados em pós-graduação, além de 1.389 pesquisadores.