Logo no começo do “boom” da internet a conexão era bem complicada. Além de cara, o tempo para realizar um simples download era um verdadeiro teste de paciência. Nos dias atuais, o avanço da tecnologia proporcionou uma grande melhora para os usuários deste meio de comunicação. Ainda assim, o Brasil está bem distante da realidade de outros países.

De acordo com o professor da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) da Unoeste, Eduardo Rizo, a internet brasileira ainda é extremamente cara e de péssima qualidade. Apesar disso, ele frisa a importância do avanço na tecnologia 3G nos dispositivos móveis, no qual a navegação e interação são permitidas em tempo real e em qualquer lugar.

Com a ascensão da cobertura 4G, a contratação de planos de internet pode estar com os dias contados. Ao que tudo indica, em breve será possível acessar o sinal com esta tecnologia pelos notebooks, tablets, smartphones, entre outros.

Apesar da internet ser considerada fundamental atualmente, é preciso bom senso para usá-la. “Aprendi a ter autocontrole, pois vêm as responsabilidades e temos que aprender a gerenciar as prioridades, saber a hora e o lugar de usar”, afirma a aluna do 5º termo de Administração, Paula Adriana Cruz Lucio, que acessa a internet todos os dias para diversos fins. A universitária conta que já foi viciada na tecnologia, mas que aprendeu a manter o controle para que não a prejudicasse em suas outras atividades.