Rodrigo Capelato dá as boas-vindas ao presentes no primeiro evento das 19Jornadas Regionais do Semesp, realizado em Campinas (Foto: Robson Trindade)

As IES das regiões de Campinas e Sorocaba receberam a primeira edição da 19Jornadas Regionais do Semesp, tradicional evento do Semesp que circula por regiões do estado de São Paulo apresentando dados e tendências do ensino superior. O evento aconteceu presencialmente, nesta quarta, 8 de março, em Campinas.

Antes do início das palestras, a presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, deu boas-vindas aos presentes em um vídeo em que reforça que o Semesp trabalha junto com as instituições de ensino superior para aprimorar a qualidade da educação ofertada e aumentar o acesso ao ensino superior. O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, também agradeceu a presença dos participantes e contou que as Jornadas Regionais estão com uma dinâmica diferente em 2023, com uma nova forma de apresentação dos dados regionais em um workshop mais interativo. O diretor de Relações Institucionais do Semesp, João Otávio Bastos Junqueira, destacou os serviços da entidade, reforçando a importância para as IES das redes de cooperação.

Paulo Tomazinho, consultor da Meta Aprendizagem, durante a 19Jornadas Regionais do Semesp (Foto: Robson Trindade)

Enade e gestão

Paulo Tomazinho, consultor da Meta Aprendizagem, deu o pontapé nas atividades da manhã com a palestra

Para Tomazinho, a tecnologia tem auxiliado as IES a consumir os dados de forma diferente, influenciando tanto na aprendizagem dos estudantes como no relacionamento com estes. Paulo apontou que os dados podem auxiliar as IES a verem o que aconteceu no passado e influenciar na tomada de decisões a partir de informações preditivas baseadas no comportamento dos estudantes. “Todos esses dados e notas são fundamentais para que as instituições identifiquem problemas”, disse.

Marcos Wandir Nery Lobão contou sobre as etapas do processo de implantação da curricularização da extensão no Grupo Tiradentes (Foto: Robson Trindade)

Curricularização da extensão

O diretor de Operações Acadêmica do Grupo Tiradentes, Marcos Wandir Nery Lobão, deu continuidade ao evento apresentando a palestra

Marcos Wandir lembrou que a implantação d

“A extensão está na centralidade de todos os processos de nosso grupo, ensinamos e pesquisamos por meio da extensão acadêmica”, explicou Marcos Wandir. “A extensão é a nossa prioridade e está presente na estrutura dos componentes curriculares por meio de experiências extensionistas cuja metodologia é baseada na aprendizagem por projetos, em soluções de problemas reais e aprendizagem por colaboração e competência”, acrescentou explicando que o aluno desenvolve atividades de extensão seguindo uma trilha evolutiva de aprendizagem que desenvolve competências socioemocionais, cognitivas e comunicativas.

Márcio Sanches conduziu o workshop

Workshop sobre planejamento estratégico

No período da tarde, o coordenador da UC Semesp e consultor em Educação Executiva, Governança e Planejamento Estratégico, Márcio Sanches, conduziu um workshop sobre cenários para o planejamento estratégico. O objetivo foi identificar tendências do setor para cenários possíveis a partir de dados estatísticos, aspectos regulatórios e questões tecnológicas ligadas à inovação institucional e acadêmica.

Antes do início do workshop, o diretor Jurídico do Semesp, José Roberto Covac, apresentou algumas tendências relacionadas à regulação e políticas públicas, destacando temas importantes como ProUni e FIES; mudanças no sistema de regulação do país, com endurecimento, por exemplo, na modalidade de ensino a distância; uma provável reformulação no Plano Nacional de Educação; transformações nas relações de trabalho; e necessidade de reformulação nos cursos de medicina em função do mercado de trabalho. “Essas tendências podem ser ameaças ou oportunidades para as instituições de ensino superior”, decretou ele.

Em seguida, Rodrigo Capelato apontou tendências do cenário macroeconômico atual, com dados sobre inflação, dólar, PIB, juros SELIC, entre outros indicadores econômicos. “Ainda vivemos um momento de crise e a inflação segue sendo uma questão que preocupa mundialmente e afeta o setor do ensino superior”, afirmou Capelato. “Não dá para imaginar um cenário economicamente positivo para os próximos dois anos”, complementou. O diretor executivo do Semesp também fez uma explanação sobre os principais dados nacionais do ensino setor, apontando estatísticas mais específicas relacionadas às regiões de Campinas e Sorocaba.

Em vídeo, o diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis, destacou que as IES precisam estar atentas à questão da gestão e governança, destacando que os gestores precisam de dados analíticos para conhecer o setor e tomar as melhores decisões. Reis reforçou que as instituições devem também ter uma cultura institucional forte. Ele citou ainda a transformação digital como grande tendência do setor. “As IES precisam ter um plano institucional para lidar com as mudanças tecnológicas que irão impactar todas as frentes do setor”, defendeu, lembrando ainda da importância da reformulação dos modelos acadêmicos, dos impactos sociais das instituições e das redes de cooperação.

Finalizando o workshop, os presentes foram divididos em grupos que discutiram ameaças e oportunidades para diferentes cursos: saúde; engenharias e tecnologias; educação e licenciaturas; e negócios, direito e ciências sociais e aplicadas.

Ribeirão Preto, Marília, Santos e São José do Rio Preto também irão receber a caravana Semesp das Jornadas Regionais, além dos estados da Bahia, Panará e Minas Gerais. As datas já foram divulgadas e todas as jornadas estão com inscrições abertas aqui.