A Profª Luciana de Souza Cione Basto, docente da disciplina Educação Física Adaptada, ministrou aula prática de Orientação e Mobilidade para Deficiente Visual para os alunos do 3° ano do curso de Educação Física – Bacharelado das Faculdades Integradas Padre Albino – FIPA. Com os olhos vendados e com o auxilio de uma bengala, os alunos caminharam pelo Câmpus Sede simulando a vivência de um deficiente visual.

O objetivo da aula foi mostrar aos alunos a importância da orientação e mobilidade para uma vida mais independente para as pessoas com deficiência visual e o quanto ela exige um conjunto de capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais que permitem ao seu usuário conhecer, relacionar-se e deslocar-se de forma independente e natural nas mais diversas estruturas, espaços e situações do ambiente.

Acessibilidade: um olhar sobre Catanduva

Alunos do curso de Administração da FIPA membros do projeto de pesquisa “Acessibilidade, um direito de todos: Um olhar sobre a cidade de Catanduva” realizaram a atividade “chamada de atenção” no centro da cidade de Catanduva para analisar quais estabelecimentos comerciais possuem adequações de acessibilidade.

Os alunos, supervisionados pelo Prof. Ms. Paulo Marques, andaram pelas ruas do centro identificando as dificuldades que um cadeirante encontra ao entrar em determinadas lojas por não haver adequações de acessibilidade. Para tornar a atividade ainda mais real, um dos alunos andou sobre cadeiras de rodas, vivenciando a experiência de um cadeirante. Nas lojas onde era fácil o acesso para o cadeirante os alunos aplaudiam e parabenizavam os comerciantes e nos lugares onde não era possível entrar, conversavam com os responsáveis, orientando-os sobre a importância da acessibilidade.

O evento contou com a simpatia da população, bem como dos lojistas, que parabenizaram a atitude. A atividade também contou com a participação de alunas do curso de Biomedicina, acompanhadas pelo Prof. Daniel Henrique Gonçalves, docente do curso.