Os estudantes de pedagogia da Unoeste estão elaborando o planejamento de aulas extracurriculares para alunos (crianças e adolescentes) da rede pública com dificuldades de leitura e escrita. No projeto de extensão “Alfabetização e Letramento: Direito de Todos” os universitários confeccionam o material didático-pedagógico e avaliam as ações adotadas em sala de aula.

A professora mediadora da Escola Estadual Fernando Costa, Silvia Elena de Souza, convidou os alunos da Unoeste para desenvolver o projeto após perceber que algumas crianças com problemas de indisciplina, na verdade, tinham dificuldades por não ter domínio de leitura e escrita.

A diretora da escola, Patricia Eloisa Perego, quer que a iniciativa continue neste semestre e em 2017. Os benefícios do projeto têm sido duplo, pois as crianças e adolescentes estão superando barreiras e as alunas de Pedagogia estão vivenciando um espaço de formação docente. “A Unoeste está contribuindo muito porque para trabalhar com quem tem problema de alfabetização é preciso ter material específico”, afirmou a diretora.