O Centro de Desenvolvimento Universia fará, nos dias 7, 8 e 9 de abril, um seminário sobre o desenvolvimento institucional acadêmico e estratégias para a arrecadação de fundos e vinculação de ex-alunos. O encontro se dará no Hotel Intercontinental Doral Miami, nos Estados Unidos, e as inscrições podem ser feitas pelo site.

A prática de contar com doações de antigos estudantes é comum no exterior. A norte-americana Harvard, por exemplo, tem um setor específico para a captação de recursos e arrecada mais de US$ 30 bilhões por ano. Aqui no Brasil, a Universidade Presbiteriana Mackenzie começa a investir na técnica, de acordo com o site da Universia. No seminário serão discutidas justamente táticas de como criar vínculos entre empresas privadas e instituições de ensino superior, como motivar o ex-aluno a se sentir parte da instituição e contribuir na arrecação de recusos, e outras.

Entre os palestrantes estão Donna Arbide, vice-presidente e diretora executiva de Relacionamento com Ex-alunos e Fundo Anual da Universidade de Miami; Marta García, vice-presidente de Desenvolvimento do Instituto de Tecnologia da Geórgia; Sergio González, vice-presidente executivo de Desenvolvimento Institucional e Assuntos Externos da Universidade de Miami; Patrícia Jackson, diretora de Alianças entre Universidades e Fundações do The Fullbridge Program; Michael Morsberger, vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Vinculação com Ex-Alunos da Universidade George Washington e Jacqueline Menéndez, vice-presidente de Comunicações e Marketing da Universidade de Miami.