A Estácio firmou parceria com a organização civil Solar Meninos de Luz, que atua desde 1991 nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo (Rio de Janeiro), promovendo educação de jovens locais.

Além do apoio financeiro, a Estácio vai conceder bolsas de estudo para alunos concluírem o ensino médio no Solar, bem como para funcionários da instituição. De acordo com a disponibilidade de vagas, as bolsas serão distribuídas mediante avaliação do desempenho escolar e da situação financeira da família. A instituição também oferecerá auxílio na elaboração de currículo, orientação de carreira e acesso ao Portal de Vagas de Estágios e Empregos para os jovens.

O Solar oferece hoje educação formal do berçário ao ensino médio, em horário integral, para 400 crianças e adolescentes. Além disso, promove atendimento às famílias, atividades culturais e esportivas, cursos de profissionalização, cuidados básicos com a saúde e assistência social. A organização opera pelo planejamento eco-político-pedagógico.