Debate sobre A jornada do estudante pensada a partir do propósito da IES

Nunca se falou tanto em aluno como agora. A experiência do estudante tem sido um pilar importante para as IES sobreviverem diante da briga por preço e da concorrência feroz do mercado. Para discutir a questão, tema do próximo FNESP, o Semesp realizou nesta quinta, 15, o terceiro encontro do Esquenta FNESP, que tem adiantado alguns assuntos do fórum que acontece presencialmente, no WTC São Paulo, nos dias 29 e 30 de setembro.

Nesta quinta, as pautas discutidas no encontro giraram em torno de jornada do estudante, vivências memoráveis a partir da cooperação e mobilidade e metaverso. A pró-reitora da FAESA, Carla Letícia Alvarenga Leite, foi a primeira a falar apresentando uma palestra sobre A jornada do estudante pensada a partir do propósito da IES. Carla Letícia destacou que as IES precisam  ter em mente que seus serviços vão além da oferta de conteúdos e envolvem questões como acolhimento, inovação e empreendedorismo.

Segundo ela, para que a IES avalie o sucesso do estudantes, antes de tudo a instituição precisa entender quem são esses alunos. “A experiência do estudante depende de toda sua trajetória na IES e nas diferentes etapas de formação, da matrícula à formatura”, apontou. “Ela também está relacionada à permanência do mesmo na instituição, e esta permanência implica questões não só acadêmicas, mas emocionais e financeiras, por exemplo”.

Após sua fala, Carla Letícia participou de um debate com Hugo Palma, da L5 Networks, Edson P. Silva, da Positivo Tecnologia, Daniel Antonucci, da CRM Educacional, e David Stephen, da Telesapiens EDTech.

Debate sobre Vivências Memoráveis dos estudantes a partir da cooperação e da mobilidade

Internacionalização

O vice-reitor da UNIS, localizada no interior de Minas Gerais, Felipe Flausino de Oliveira, apresentou a segunda palestra do Esquenta FNESP desta quinta. Ele falou sobre Vivências Memoráveis dos estudantes a partir da cooperação e da mobilidade, destacando um dos pilares estratégicos da IES, a internacionalização. “A internacionalização é um processo institucionalizado na UNIS, não apenas ações isoladas”, afirmou ele. “É difícil fazer internacionalização sozinho, ainda mais porque o Ministério da Educação pouco incentiva as IES em relação à essa questão”, disse.

Flausino explicou que internacionalização é uma questão política e lamentou que exista uma espécie de senso comum que acredita que a estratégia é específica das IES públicas. “AS IES privadas também podem fazer internacionalização. Na UNIS, por exemplo, ela é tão importante quanto o ensino, a pesquisa e a extensão, funcionando como um atributo de captação de nossos alunos”, completou.

João Paulo Bittencourt, da Saraiva Educação, e Marcelo Campos, da Instructure, participaram de debate sobre o tema junto com Flausino.

Debate sobre O metaverso pode transformar a educação superior?

Metaverso

Uma das palavras do momento e um tema que tem gerado a curiosidade de todos, o Metaverso é uma tecnologia em processo de construção e já tem impactado determinadas indústrias, como a de games e de entretenimento. Para tentar responder a pergunta “O metaverso pode transformar a educação superior?”, o Esquenta FNESP ouviu Inês Maciel, da Associação XRBR, e Igor de Toledo Pennacchi Cardoso Machado, do Centro Universitário Toledo Prudente.

Inês Maciel apresentou um entre vários conceitos do Metaverso, bem como suas aplicações e camadas, afirmando que ainda estamos tentando entender o que é realmente o Metaverso. Igor de Toledo reforçou que a ideia do Metaverso ainda é nova e que não existem respostas para todas as dúvidas. Segundo ele, a ferramenta mistura “mundo real”, realidade virtual, internet e realidade aumentada e pode impactar a educação superior em três frentes: na produção científica, ferramentas de aprendizagem e na sua utilização no mercado de trabalho.

Confira o terceiro Esquenta FNESP na íntegra

O Esquenta FNESP continua na próxima quinta-feira (22 de setembro) com novos debates e discussões. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Os participantes dos encontros online ganham descontos na inscrição para o 24º FNESP.