Debate do painel “Diploma não é o fim: o papel da educação continuada

O Semesp realizou nesta quinta (8), o segundo dos quatro encontros online antes do 24º FNESP. O objetivo do Esquenta FNESP é adiantar alguns dos temas que serão debatidos ao longo do maior fórum do ensino superior da América Latina, nos dias 29 e 30 de setembro, presencialmente, no WTC, em São Paulo. O segundo evento online trouxe debates sobre experiência memorável dos estudantes tanto nas modalidades presencial e EAD.

Carlos Eduardo Furlanetti, da FIA, abriu o Esquenta FNESP com a palestra “Diploma não é o fim: o papel da educação continuada”. Ele começou questionando qual o papel da escola na formação humana, lembrando que as instituições de ensino superior são uma rede de relacionamento, além de desenvolver habilidades e competências profissionais em seus estudantes e fomentar a pesquisa em benefício da sociedade. “As IES também têm a função de contribuir com o aprendizado contínuo, já que as profissões também evoluem e demandam novas competências”, afirmou.

Segundo ele, o aprendizado ocorre quando os estudantes passam por experiências transformadoras e ampliam suas capacidades para solucionar problemas. Ele destacou ainda os elementos-chave da educação continuada, como interesse e motivação, autonomia e autoconhecimento, curiosidade, curadoria de conteúdos, experimentação, discussão e mensuração.

Participaram de um debate com Carlos Edurado Furlanetti, ampliando o tema Fernanda Verdoli, da EdTech Workalove, e Karina Nones Tomelin, da B42.

Experiência memorável do estudante

Debate sobre experiência memorável pensada para o aluno presencial

Em seguida, Rogério Profeta, da Uniso, falou sobre experiência memorável pensada para o aluno presencial. Ele disse que as IES devem funcionar como um ambiente de construção do futuro, tanto dos estudantes como da sociedade, e são um lugar de preparação e motivação, um espaço agradável onde os alunos queiram realmente estar.

Participaram de um debate com Rogério Profeta o diretor Pedagógico e Técnico da Foreducaction EdTech, Augusto Portugal, o Global Sales Enablement Trainer da Latam Adobe, Alex Affonso, e o diretor geral da MAPData, Paulo Eduardo Onuchic.

Debate sobre experiência memorável pensada para o aluno EAD

Fechando o segundo Esquenta FNESP, Leandro Rubim, da Ânima Educação, falou sobre a experiência memorável pensada para o aluno EAD. Rubim destacou que as experiências vão além do conteúdo entregue aos estudantes e devem ser pensadas a partir da jornada detalhada de cada estudante. “O aluno não é um número, mas um ser humano com características próprias”, afirmou. “Essas experiências precisam ser construídas constantemente e as IES devem ter pilares definidos da jornada da educação digital, como um ecossistema de plataforma, inovação, economia criativa e negócios disruptivos, além da ideia de customer experience voltado ao estudante e, claro, conteúdos relacionados a competências”, listou.

Após a fala de Leandro Rubim, participaram de uma conversa com ele a gerente Acadêmica EAD da Plataforma A, Daiana Rocha, a Client Experience Manager da Anthology, Roberta Galon, e a sócia fundadora e CPO da Gomining, Simone de Oliveira.

Confira o segundo esquenta na íntegra

O Esquenta FNESP continua nas próximas quintas-feiras (15 e 22 de setembro) com novos debates e discussões. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Os participantes dos encontros online ganham descontos na inscrição para o 24º FNESP.