O Consórcio STHEM reúne 35 IEs de todo o Brasil e tem como objetivo formar professores em Metodologias Ativas. Atualmente a Unisal é o principal articulador no país do consórcio, que também conta com o apoio do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior – Semesp. Neste ano, 150 professores participaram da capacitação do Consórcio em Lorena, na sede da instituição. Ano passado, outros 120 participaram da formação com professores de Harvard e da Escola Politécnica de Montreal, no Canadá.

No dia 4 de agosto haverá outra formação no UNISAL Lorena. Bennet Goldberg, diretor do STHEM Iniciativas de Educação, da Universidade de Boston, ministrará a capacitação.

No dia seguinte, Eric Mazur, professor de física da Universidade de Harvard, mostrará um pouco da experiência como professor e cientista. De acordo com sua teoria, aulas puramente expositivas não desenvolvem um pensamento crítico nos alunos em relação ao conteúdo, visto que só incentivam os alunos a reproduzir ideias e memorizar conceitos.

Além da Unisal, Mazur também fará visitas no Insper e PUC Paraná e lançará um livro no Brasil. O Peer Instruction é um livro dividido em duas partes e é voltado para professores de Física, mas pode ser aplicado em outras ciências, como Química e Biologia.

Mazur é professor, cientista e pesquisador internacionalmente reconhecido, lidera um programa de investigação vigorosa em física óptica e supervisiona um dos maiores grupos de pesquisa no Departamento de Física da Universidade de Harvard.