Eniac investe R$2 milhões em estrutura alemã para levar a alunos experiências práticas de conceitos da indústria 4.0

O Centro Universitário Eniac, referência em inovação e tecnologia, promoveu, nesta terça-feira, 26, a inauguração de sua planta da indústria 4.0, equipamento utilizado por escolas alemãs com o objetivo de difundir na prática os conceitos da indústria 4.0, como realidade aumentada, computação em nuvem, sistemas integrados, internet das coisas, segurança cibernética, entre outros.

Para importação do método, a instituição realizou, em parceria com o Centro de Inovação Tecnológica INNOVATION-ENIAC de Guarulhos (CITIG), um investimento de R$2 milhões. O investimento em equipamento presente em escolas com treinamento DUAL na Alemanha permitirá salto na capacitação de alunos de cursos técnicos e engenharias.

A inauguração contou com a presença do diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis. “Esse é um investimento necessário para que os profissionais consigam inserção no mercado de trabalho cada vez mais digital”, afirma Fábio Reis. “É uma iniciativa inovadora e importante e espero que sirva de referência para que outras IES sigam o exemplo e se conectem com as empresas e passem a formar seus alunos a partir de uma perspectiva de mundo 4.0”.

Programa DUAL

A planta 4.0, cujo funcionamento foi vivenciado por reitores do Eniac em instituições de ensino na Alemanha, tem como objetivo implementar no Brasil a mesma dinâmica do DUAL promovido pelas escolas alemãs. Lançado no início de 2019, o programa DUAL do Eniac – que combina ensino prático e teórico a partir de parcerias com empresas – supera mil alunos no primeiro ano de implantação. A instituição é pioneira em adaptar a formação de cursos técnicos, tecnólogos e de graduação de acordo com as necessidades das organizações. A partir de dezembro, empresas de Guarulhos e da região do Alto Tietê poderão usufruir da nova estrutura na capacitação de seus colaboradores.

“Nosso principal objetivo com a planta 4.0 é fazer com que o aluno encontre dentro do colégio e da faculdade um ambiente que ofereça os mesmos desafios que ele enfrentará no mercado de trabalho, reduzindo assim o gap de competências que distancia o profissional das vagas de emprego”, afirma Ruy Guérios, diretor e mantenedor do Eniac. “Esse novo laboratório passará a integrar os projetos desenvolvidos pelos alunos, as pesquisas e desenvolvimentos de nossos professores e pesquisadores, assim como promoverá a geração de produção científica para toda a comunidade envolvida com Eniac e CITIG”, destaca.

O investimento faz parte de iniciativas empregadas pelo Eniac para promover as atualizações curriculares necessárias para atender às demandas práticas da indústria 4.0. Por meio do equipamento, alunos vivenciarão aplicações reais dos conceitos de automação, sensores inteligentes, robótica, documentação digital de projetos, análise de performances simulada, automação e gestão da informação etc. “Isso nos permitirá aumentar a integração academia-empresas por meio de requalificações de equipes e apoio técnico à implementação dessas novas tecnologias”, completa Ruy.