Com o objetivo de levar a Guarulhos o maior programa de inovação para empresas do país, o Centro Universitário ENIAC, em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), lança, nesta sexta-feira (8), o HUB de Inovação, que conecta academia e mercado de trabalho por meio de um ecossistema que fomenta soluções para as necessidades do ambiente de negócios da região. O lançamento acontece às 11h, no campus do centro universitário, em Guarulhos.  

Segundo o vice-reitor da ENIAC, Pedro Guérios, durante um diálogo com o Conselho Empresarial de Guarulhos e Região (CEGRU) percebeu-se a necessidade de inovação e geração de novos negócios no setor produtivo. A instituição decidiu, então, fazer a sua parte. 

“Buscamos no mercado um parceiro que já tivesse um histórico positivo no desenvolvimento de melhorias e inovação e encontramos a ACATE e o seu programa de inovação aberta, LinkLab, com quem acordamos para estabelecer um polo da associação aqui em Guarulhos”, explica Guérios.  

O que é o LinkLab

Uma rede de inovação aberta que conecta empresas que buscam resolver problemas internos com startups que podem ajudá-las a vencer esses desafios, tudo no LinkLab é feito para compartilhar aprendizados. Os recursos internos e externos das empresas são somados para potencializar os resultados. Além disso, a inovação é acelerada, dando a oportunidade para startups conhecerem as dores e particularidades dos seus mercados.    

“Além de criarmos um ecossistema de inovação, no qual toda empresa interessada ficará conectada, teremos ganhos indiretos, como a aproximação dos estudantes com o mercado de trabalho. A consequência natural é um ambiente mais inovador por parte das empresas e mais qualificado por parte de seus futuros profissionais”, afirma o coordenador do HUB de Inovação ENIAC, Washington Lemos, destacando o desenvolvimento de um cenário positivo para todos os lados. 

O diretor de inovação e novos negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, destaca que a experiência acumulada pelo LinkLab ajuda a superar os maiores desafios do processo de inovação aberta. Entre eles, a cultura interna, a falta de sincronismo entre planejamento corporativo e de inovação e a dificuldade em encontrar as startups certas.  

“Com o CEGRU, nós já estamos ouvindo as dores que os empresários sentem no dia a dia. Agora, com o LinkLab e o nosso HUB de Inovação ENIAC, vamos aproximar as startups desse setor produtivo. Todos ganham, inclusive nossos alunos”, pondera o mantenedor do ENIAC, Ruy Guérios. 

Fonte: ENIAC e Desafios da Educação