CRES 2018

Equipe do Semesp participou de reunião pós-CRES 2018 em Córdoba, na Argentina, um encontro RealCup

Comprometido com o desenvolvimento e a qualidade do ensino superior, o Semesp é a única entidade brasileira membro da REALCUP e sediará primeiro encontro da rede no Brasil.

 Em 2019, pela primeira vez o Encontro REALCUP (Rede de Associações Latino-americanas e Caribenhas das Universidades Privadas) acontecerá no Brasil, na sede do Semesp, em São Paulo, nos próximos dias 25 e 26 de abril. Além da presença dos presidentes e diretoria das entidades representantes das IES privadas, entre elas o Semesp, o evento deve contar com a participação de autoridades e políticos ligados à área de Educação.

Serão dois dias de discussões que contarão com a participação de entidades representativas de mais de 600 IES de países como Argentina, Brasil, Chile, Peru, Paraguai, Colômbia, México, Panamá, República Dominicana e Bolívia.

O Encontro Realcup é uma ação do Semesp dentro da campanha #Nem1pratrás, que celebra o Dia Mundial da Educação, comemorado dia 28 de abril. 

“A Realcup é uma rede de associações de IES privadas de países relevantes que possuem sistemas de educação robustos e bem estruturados, com um setor privado atuante”, explica Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp. De acordo com ele, o encontro acontecer no Brasil demonstra a força da educação superior privada no Brasil, o maior sistema de educação privada da América Latina, com características diversas e próprias. “Demonstra também o reconhecimento da atuação e representatividade da nossa entidade em relação ao ensino superior privado brasileiro”.

Um dos objetivos do encontro é provocar um diálogo com o novo governo e Ministério da Educação. “O Semesp quer que eles conheçam nosso movimento de associações latino americanas, promovendo uma colaboração mútua entre a rede e o governo”, afirma Fábio Reis. “Acreditamos que se atuarmos de forma conjunta, o ensino superior privado terá mais força e representatividade no diálogo com os governos e no processo de construção coletiva de políticas públicas. Os estados precisam ouvir o setor privado, que cada vez mais cresce na América Latina”.

A pauta do evento trará debates sobre temas como a diversificação institucional e garantia de qualidade no ensino superior; condições tributárias para o desenvolvimento de instituições universitárias privadas; experiências qualificadas para favorecer a alfabetização tecnológica das IES, entre outros. “Nós vamos tratar de assuntos como regulação, financiamentos, avaliação de qualidade, impacto da tecnologia no ensino superior, temas estruturantes e relevantes para o ensino superior e que serão tratados de forma integrada e associativa”, adianta Reis.

Fundada em 2016, a Realcup tem como objetivo principal promover o intercâmbio entre entidades representativas das IES privadas. A partir desse diálogo internacional, a rede busca o desenvolvimento de uma educação superior concebida como um serviço de interesse público e direito de todos e uma peça importante na busca de soluções para os problemas sociais.

Confira a programação do evento (na íntegra aqui):

25 de abril

9h – 10h Abertura do VII Encontro Realcup

10h – 13h Apresentações dos titulares e membros das associações 

Análise do contexto político institucional da América Latina e do Caribe no marco da eleição dos novos governos e das eleições previstas;

14h – 18h30 Análise da agenda aprovada na VI Reunião do Realcup, realizada no Panamá:

  • Diversificação institucional e garantia de qualidade no ensino superior;
  • Condições tributárias para.o desenvolvimento de instituições universitárias privadas;
  • Mecanismos para o reconhecimento de problemas de pesquisa comuns aos diferentes países da região. Rede para cooperação científica e intercâmbio de lições aprendidas na gestão da pesquisa e levamento de fontes de financiamento internacional.

26 de abril

9h – 11h30 Continuação da análise da agenda aprovada na VI Reunião do Realcup, realizada no Panamá:

  • Análise comparativa dos problemas de evasão precoce em instituições universitárias;
  • Experiências qualificadas para favorecer a alfabetização tecnológica das universidades.

12h – 13h30 Análise da declaração da CRES 2018. Experiências do CRES residual de Córdoba, dezembro de 2018, e conclusões do IX Encontro d Redes e Conselhos de Reitores (Lima-Peru)

14h30 – 15h30 Construção da agenda para reunião da VIII reunião no México a ser realizada em setembro do ano correntes na sede da FIMPES.  

15h30 – 16h30 Apresentação da nova página eletrônica do Realcup 

17h – 18h Encerramento do VII Encontro Realcup

Confira outras notícias