Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, destaca importância das redes de cooperação em encontro na sede da entidade

Às vésperas da realização do FNESP, o Semesp realizou nesta quarta, 28, na sede da entidade, o primeiro encontro presencial de redes de cooperação desde o início da pandemia. O objetivo do encontro foi reunir as 19 redes participantes do projeto da entidade para discutir temas relevantes para a educação, disseminar boas práticas e apresentar um status das redes.

Por meio de um vídeo, a presidente do Semesp e da MetaRed Brasil, Lúcia Teixeira, deu boas-vindas aos presentes e reforçou a importância das redes de cooperação para a sustentabilidade e o avanço das IES. Em seguida, Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, destacou a relevância das redes durante a pandemia. “A pandemia mostrou a força das redes de cooperação, facilitando a interligação entre as IES graças as possibilidades dos encontros remotos”, apontou.

Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, apresentou a equipe de redes do Semesp e disse, ainda na abertura do evento, que o trabalho do projeto é conectar pessoas e instituições de ensino para que estas cresçam a partir do compartilhamento de aprendizados. “As redes tornam as IES mais fortes”, afirmou, agradecendo em seguida à diretoria do Semesp por acreditar e apoiar a iniciativa das redes.

“Atualmente, somos 19 redes de cooperação que reúnem mais de 150 IES”, continuou. “Estamos crescendo e presentes em todo o país. A agenda da nossa equipe é dedicada a vocês das redes de cooperação, realizando reuniões, planejando ações e estimulando o crescimento das redes para que elas tenham autonomia e possam se autogerir. As redes de cooperação são mais de vocês do que do Semesp”, decretou. “Nosso objetivo aqui é criar mais conexões para promover a troca de informações e o desenvolvimento de mais agendas coletivas. Queremos multiplicar a sinergia entre as redes”.

Legislação, aprendizados e governança

Após a abertura do encontro de redes de cooperação, os presentes puderam acompanhar três palestras sobre temas importantes para a questão. Adriana Karan, diretora-presidente da UNIOPET, falou sobre a resolução do CNE sobre redes de cooperação. Atualmente esperando a homologação do Ministério da Educação, a resolução já foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação e trará uma série de impactos para as redes de cooperação ao criar políticas públicas que as legitimam. “A resolução foi inspirada pelas ações das redes de cooperação do Semesp e estabelece onde as IES podem cooperar e colaborar em vários aspectos, estabelecendo entre seus benefícios a eficiência da gestão, a sustentabilidade financeira, o fomento à pesquisa, a melhoria na qualidade de ensino e a conexão das IES ao ambiente global”, descreveu.

João Otávio Junqueira Bastos, diretor de Relações Institucionais do Semesp, falou em seguida sobre aprendizados e caminhos possíveis das redes de cooperação, trazendo uma série de provocações sobre o tema. “As redes de cooperação são importantes para a nossa sobrevivência e parte da solução de nossos problemas, elas não trazem riscos, apenas ganhos para as IES”, avaliou.

Em seguida, Rebeca Murad, diretora Geral da UNDB e presidente do Conselho de Administração do G7, contou um pouco da experiência da rede após a criação de um comitê de governança que estabeleceu regras de funcionamento, código de conduta e níveis de autonomia e dependência do G7. O encontro de redes de cooperação ainda trouxe apresentações individuais de status de cada uma das redes do projeto.